O ChatGPT é uma IA (Inteligência Artificial) do tipo chatbot, ou seja, busca simular uma conversa entre pessoas. Assim, um humano faz uma pergunta e ele as responde de uma forma que lembre um humano, com precisão e naturalidade.
Então, o ChatGPT traz um bate-papo aprimorado entre humanos e máquinas, sendo que cada conversa feita faz com que a máquina aprenda novas palavras e expressões, deixando a experiência mais real com o passar do tempo.
O que é possível fazer com o Chat GPT?
Já entendemos que o ChatGPT é um chatbot que proporciona uma conversa entre o humano com a máquina. Mas, o que podemos fazer dentro dessa conversa?
Existem diversas funções possíveis, entre elas:
- Entregar respostas automatizadas para perguntas;
- Falar amenidades, ou seja, conversas casuais sobre algum tema;
- Escrever histórias;
- Escrever artigos;
- Traduzir textos e frases;
- Servir como assistente virtual;
- Montar códigos em diferentes linguagens de programação;
- Resolver problemas matemáticos;
- Reconhecer textos escritos por IA.
Com isso, é só enviar a pergunta dentro do Chat e o usuário terá uma resposta. Então, para entregar as informações que eles pedem, a IA procura por todos os textos disponíveis da internet sobre o assunto, aprendendo com um enorme banco de dados.
Mas, muito se fala sobre os limites a serem tomados ao utilizar essa ferramenta. Como dito, o ChatGPT ainda está na versão Beta, ou seja, em fase de testes. Os usuários podem dar feedbacks sobre a eficiência dele, o que ajuda na expansão. Além disso, as informações que o ChatGPT transmite não inclui fontes, então não é possível ter 100% de precisão e certeza de que a resposta estará correta.
Como usar o ChatGPT no AGRO?
O ChatGPT pode ser útil de várias maneiras para o agronegócio. Listaremos, então, algumas possibilidades.
- Análise de dados: O agro se mostra um tanto dependente de tecnologia e de dados para tomar decisões mais informadas. Dessa forma, o ChatGPT pode ajudar a analisar grandes conjuntos de dados agrícolas e fornecer insights úteis sobre padrões de produção, condições meteorológicas, tendências de mercado, entre outras coisas.
- Assistência técnica: Agricultores, pecuaristas e outros profissionais podem usar o ChatGPT para obter assistência técnica e solucionar problemas sobre a produção. Então, ele pode dar dados sobre técnicas agrícolas, práticas a se fazer, doenças de plantas e animais e muito mais.
- Monitoramento de safras: A IA pode ajudar a monitorar as condições das safras em tempo real. Isso porque ele pode fornecer atualizações sobre condições atmosféricas, como já comentamos, mas também sobre os níveis de umidade do solo, pragas e doenças, permitindo que os agricultores logo tomem medidas para proteger suas plantações.
- Previsão de demanda: Outra função desse chatbot é que ele pode ajudar as empresas do agro a prever a demanda futura de produtos agrícolas. Tudo isso ao fazer a análise de dados de mercado, tendências de consumo e outros fatores para fornecer boas previsões.
- Automação: Enfim, o ChatGPT pode ser posto em sistemas de automação agrícola para monitorar e controlar de forma remota os processos de produção. Uma dessas, seria poder ajudar a otimizar o uso de recursos como água, energia e fertilizantes, garantindo uma produção mais eficiente e sustentável.
Sendo assim, podemos ver algumas funções que mostram a utilidade do ChatGPT no Agro. Veja abaixo um exemplo de aplicação que simulamos para melhor visualização.
Exemplo de Aplicação
Podemos ver nesse exemplo de aplicação que ao perguntar para o ChatGPT técnicas agrícolas para um terreno inclinado, ele entrega sugestões. Apesar de finalizar a mensagem informando a necessidade de consultar um especialista, ainda assim entrega 5 opções possíveis a se fazer nessa situação.
Enfim, o ChatGPT ainda tem muito a evoluir, por isso, podemos concluir que com o passar dos anos, a revolução se tornará ainda maior e teremos ainda mais funções ao usar essa IA.
Artigo por: Anna Clara de Oliveira