Aceiro é uma técnica utilizada para prevenir ou atrasar os incêndios

Inicio » Agricultura » Aceiro é uma técnica utilizada para prevenir ou atrasar os incêndios
18/03/2019 Por
Aceiro é uma técnica utilizada para prevenir ou atrasar os incêndios

Um aceiro tem o objetivo de impedir que o fogo se alastre em matas e florestas. Ele também retarda a queimada em uma plantação.

O aceiro pode ser encontrado de duas formas: natural ou construído pelo homem. Ele tem a função de impedir ou retardar os danos causados pelo fogo.

Um aceiro é chamado de natural quando está inserido no ambiente pela natureza, como um rio ou lago, por exemplo. Um aceiro construído, então, é um espaço de terra ao redor da propriedade, ou plantação, periodicamente limpo pelo homem.

Aceiro

O que é um aceiro?

Aceiro é o desbaste de um terreno que circula as plantações, ou uma propriedade. Também chamado de atalhada, ele pode existir em torno de matas e florestas. A principal função do aceiro é manter o espaço limpo evitando, portanto, a propagação de incêndios. Um incêndio em uma plantação ou pastagem pode trazer enormes prejuízos. Então, o espaço limpo deve proteger cercas, postes e arames, por exemplo.

Como fazer um aceiro?

O principal objetivo dessa técnica é de romper a continuidade da vegetação e retirar matéria orgânica do local. Desta forma, se ocorrer um incêndio, o fogo fica em um espaço restrito e não irá se propagar.

O aceiro pode ser aberto periodicamente, como forma de prevenção, ou ainda quando o incêndio já está alastrado – o que restringe os danos.

A área ode se desbastada com ajuda de máquinas agrícolas como os tratores ou, ainda, de forma manual.

Evitando incêndios com a ajuda do aceiro

Sozinhos, os aceiros não são suficientes para evitar um incêndio. Isso porque o fogo pode começar por causas acidentais, como uma bituca de cigarro jogada no chão, ou naturais, como um raio.

O aceiro só vai cumprir sua função se for limpo constantemente, eliminando o material que pode ser combustível em uma queimada.

Aceiro nas plantações

Os aceiros são recomendáveis em plantações de milho, soja e café, por exemplo. O ideal é que se retire a palha e possíveis vestígios da colheita periodicamente.

A largura de um território limpo na propriedade rural vai variar conforme as plantações. Uma boa medida, portanto, seria de calcular a altura da vegetação e multiplicar por quatro. O resultado é a medida do aceiro.

Aceiro

Controle de incêndios

Além dos aceiros existe ainda uma técnica chamada queimada controlada, que também auxilia no controle de incêndios acidentais.

  • Pode ser usada na gestão de florestas, matas ou plantações
  • É realizada durante os meses mais frios reduzindo, portanto, o risco de incêndio nas épocas de seca
  • Deve ser planejada com limites físicos e áreas demarcadas. A técnica pode ser, então, associada ao uso de aceiros
  • Deve ser fiscalizada e feita sob orientação profissional. Caso o fogo se alastre, o proprietário pode ser responsabilizado

Aceiros na floresta

Com o mesmo objetivo de uma propriedade particular, os aceiros florestais ainda ajudam a proteger a fauna e a flora. Na natureza é mais fácil encontrar os aceiros naturais, como formações rochosas e rios.

Em ambientes de mata fechada o aceiro deve ter largura de pelo menos cinco metros (estes são considerados secundários). Já os principais podem chegar até cinquenta metros de largura. Eles podem ser fundamentais, então, para proteção das matas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo