O ácido cítrico, além de presente nas frutas cítricas, é extraído para composição de outros alimentos populares no mercado
O ácido cítrico é um dos orgânicos mais utilizados na composição de alimentos. Retirado das frutas como a laranja e limão, sua utilização é necessária no controle do gosto de bebidas e remédios. O uso evita que o nosso paladar seja agredido por sabores indesejados.
Com o avanço tecnológico e de mercado, o ácido cítrico passou a ser utilizado também na medicina. Seu uso é importante na prevenção da coagulação de sangue. É um produto requisitado na produção de produtos de limpeza. Seu uso é eficiente na higienização de máquinas de café e outros produtos metálicos.
O que é ácido cítrico?
De modo geral, o ácido cítrico é conhecido por compor o sabor das frutas cítricas, porém, neste caso o líquido é extraído dessas frutas e transformado em pó, para assim compor outros alimentos.
Para que serve o ácido cítrico?
Além da sua função medicinal e na limpeza, o produto também pode ser utilizado de outras formas, entre elas:
- Condicionador de cabelo: Quando extraídas da fruta, propriedades como vitamina A e B continuam no ácido e acrescentam na composição de outras mercadorias, por isso o uso do acidulante pode ser vantajoso ao cabelo, trazendo uma série de benefícios como o aumento de brilho e textura sedosa.
- Limpeza de banheiros: Produto é ideal para a limpeza de sanitários, pois sua função é semelhante a da cândida, e com a vantagem de que o produto cítrico não contém forte odor.
- Amaciante de roupa: É bastante eficiente na hora da lavar a roupa. Assim como o amaciante, sua utilização também ajuda em deixar os tecidos mais macios, cheirosos e limpos – por conta do teor cítrico que mata possíveis bactérias.
- Sais de banho em pedras: Assim como outros sais de banho, o ácido cítrico também é utilizada com fins relaxantes e para o bem-estar. Sua preparação deve ser feita pelo menos duas horas antes, pois é necessário que o ácido esteja em pedra.
Ácidos Orgânicos
Diretamente ligado ao nosso paladar, os ácidos orgânicos são os principais componentes de frutas e vegetais. Além desta composição, também são encontrados no vinagre e em refrigerantes a base de cola.
Ácidos Inorgânicos
Este tipo de ácido é extremamente perigoso e o seu uso pode levar ao óbito. No Brasil, seu uso é bastante popular na fabricação de explosivos, na limpeza de pisos e na fabricação de tintas.
Exportação de ácido cítrico
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento – SECEX, o Brasil sofreu baixa nas exportações de ácido cítrico entre 2012 a 2016, após todo o mercado ser proibido de exportar produtos sem comprovação de origem. Investigações da época apontaram que a Índia estava exportando produtos de terceiros.
A suspeita aconteceu por conta do alto índice de exportações do país. De 2008 a 2012, o país asiático exportou 20 milhões de toneladas. Hoje, após baixa, o Brasil voltou para o mercado das exportações de ácido cítrico e sua produção gera rentabilidade a economia.