Ícone do site Agro20
Agricultura

Ácido cítrico é um dos orgânicos mais utilizados do mercado

O ácido cítrico, além de presente nas frutas cítricas, é extraído para composição de outros alimentos populares no mercado

O ácido cítrico é um dos orgânicos mais utilizados na composição de alimentos. Retirado das frutas como a laranja e limão, sua utilização é necessária no controle do gosto de bebidas e remédios. O uso evita que o nosso paladar seja agredido por sabores indesejados.

Com o avanço tecnológico e de mercado, o ácido cítrico passou a ser utilizado também na medicina. Seu uso é importante na prevenção da coagulação de sangue. É um produto requisitado na produção de produtos de limpeza. Seu uso é eficiente na higienização de máquinas de café e outros produtos metálicos.

O que é ácido cítrico?

De modo geral, o ácido cítrico é conhecido por compor o sabor das frutas cítricas, porém, neste caso o líquido é extraído dessas frutas e transformado em pó, para assim compor outros alimentos.

Para que serve o ácido cítrico?

Além da sua função medicinal e na limpeza, o produto também pode ser utilizado de outras formas, entre elas:

Ácidos Orgânicos

Diretamente ligado ao nosso paladar, os ácidos orgânicos são os principais componentes de frutas e vegetais. Além desta composição, também são encontrados no vinagre e em refrigerantes a base de cola.

Ácidos Inorgânicos

Este tipo de ácido é extremamente perigoso e o seu uso pode levar ao óbito. No Brasil, seu uso é bastante popular na fabricação de explosivos, na limpeza de pisos e na fabricação de tintas.

Exportação de ácido cítrico

Segundo  a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento – SECEX, o Brasil sofreu baixa nas exportações de ácido cítrico entre 2012 a 2016, após todo o mercado ser proibido de exportar produtos sem comprovação de origem.  Investigações da época apontaram que a Índia estava exportando produtos de terceiros.

A suspeita aconteceu por conta do alto índice de exportações do país. De 2008 a 2012, o país asiático exportou 20 milhões de toneladas. Hoje, após baixa, o Brasil voltou para o mercado das exportações de ácido cítrico e sua produção gera rentabilidade a economia.

Sair da versão mobile