Agronegócio

Agro: a importância do setor para o mercado interno e externo do Brasil

Agro: a importância do setor para o mercado interno e externo do Brasil

Setor agro influencia posicionamento brasileiro entre os gigantes mundiais da agropecuária

O agro é um dos setores mais lucrativos do Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23% do PIB (Produto Interno Bruto) do país é representado pelas atividades desenvolvidas pelo agronegócio.

A cadeia produtiva do agro não envolve somente o processo de produção, mas todas as suas etapas, incluindo o consumo final. Métodos e técnicas estão sendo aprimorados e desenvolvidos para que a importância do agro brasileiro seja ainda maior.

Agro

O que é agro?

Agro é o termo usado para se referir ao agronegócio (ou agrobusiness, em inglês). Envolve tudo o que é diretamente relacionado às atividades produtivas voltadas para a pecuária e agricultura. Está associado com a produção e a subprodução de produtos destes setores. Desde o campo até o consumo final – incluindo as técnicas, materiais e serviços utilizados.

O setor agro envolve a produção agrícola (como cultivo de café, soja, milho e feijão). Além disso, engloba tudo o que pode auxiliar na execução destas atividades. Isso inclui desde fertilizantes e adubos até o uso de máquinas agrícolas e o desenvolvimento de tecnologias e biotecnologias.

Além de fazer ligação com o setor primário (agropecuária), secundário (agroindústria) e terciário (comercialização de produtos agro),o agro também abrange outros setores da economia que auxiliam em seu desenvolvimento.

Indústrias de insumos agrícolas (inseticidas, herbicidas e fertilizantes), bancos que concedem créditos, veterinários e laboratórios que oferecem rações e vacinas para o gado de corte e de leite – além das indústrias de peças que fornecem os equipamentos – também fazem parte do agro.

Agro

Produtos agro

O setor agro engloba muitos produtos que ajudam na realização das atividades efetuadas dentro dos segmentos. Os principais produtos agro são:

  • Alimentos: cadeia de produção alimentícia, como rações, frigoríficos, indústrias de óleo, usinas de leite, empacotadores, beneficiadores e distribuidores de sementes e grãos.
  • Biocombustíveis: responsável pelo cultivo de plantas que serão usadas para a criação de biocombustíveis (combustíveis orgânicos).
  • Madeira: responsável pela exploração do solo com árvores que serão utilizadas na transformação de madeiras, substâncias químicas e celulose – que poderão ser usadas como matérias-primas.
  • Têxtil: responsável pela transformação de produtos agropecuários em produtos têxteis como roupas, lençóis, produtos de mesa e banho, objetos de decoração e insumos para as indústrias de móveis e calçados.

As questões sociais e ambientais do agro

A modernização da agricultura, por exemplo, beneficiou pequenos e médios produtores que vivem da agricultura familiar ou de subsistência. Os novos métodos e técnicas desenvolvidos para a agricultura fizeram com que muitos agricultores e suas famílias saíssem do campo. Isso para buscar mais desenvolvimento e modernização nos centros urbanos, com o intuito de aumentar a competitividade.

O desenvolvimento aprimorado do agro resultou em alimentos mais baratos e mais poder de escolha e consumo para a população. Por outro lado, esse desenvolvimento acarretou em alguns problemas ambientais. Devido a isso, o agro passou a focar em produções que não agridam o meio ambiente, diminuindo o uso de agroquímicos e queimadas para possibilitar novamente o equilíbrio ecológico.

Agro

Agro no Brasil

O setor agro brasileiro tem grande importância para a economia do país devido ao volume de exportações realizadas. Atualmente, o Brasil é o maior exportador de cana-de-açúcar, café, açúcar e carne de frango no mundo. Isso de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O país também está ranqueado como maior exportador de carne bovina e o quarto maior exportador mundial de carne suína.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

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