Agroindústria e sua expansão dentro do agronegócio

Inicio » Agronegócio » Agroindústria e sua expansão dentro do agronegócio
03/02/2019 Por
Agroindústria e sua expansão dentro do agronegócio

 Como a agroindústria cresce no meio agro

Os departamentos de qualidade e inovação na agroindústria estão incluídos na engenharia agroindustrial. Seu amplo espaço de trabalho envolve sítios privados de produção, cooperativas agrícolas e associação de produtores.

Na agroindústria, o setor alimentício necessita de dominação dos processos químicos de transformação e produção de mercadorias de boa qualidade. A utilização de tecnologias na área agroindustrial visa maior desenvolvimento nos territórios junto com práticas agrícolas que melhorem o resultado de matérias-primas.

Agroindústria

O que é agroindústria?

A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas às transformações de matérias-primas resultantes da agricultura, pecuária e aquicultura. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, sua atuação no PIB brasileiro é representada por 5,9%. Ela influencia diretamente na transformação dos produtos, nos processamentos de provenientes da agropecuária, nos beneficiamentos e na integração do meio rural com o mercado econômico.

A agropecuária contribui constantemente para a melhoria e qualidade dos produtos da agroindústria por meio de:

  • soluções tecnológicas;
  • biofortificação de alimentos;
  • aumento de nutrientes e micronutrientes como vitaminas e minerais;
  • técnicas de aprimoramento convencional de plantas e da biotecnologia.

Além dos outros segmentos industriais da economia, a agroindústria tem grande ligação com o agronegócio e sua produção voltada para o mercado externo, envolvendo eficiência, transformação e comercialização de produtos florestais, agrícolas e de outros recursos biológicos.

Visando realizar as transformações de produtos agrícolas, agropecuários e florestais, a agroindústria diferencia esses processos entre artesanais e industriais. Por isso, foram adquiridas técnicas que simplificam o manejo e a comercialização dos produtos para aumentar os níveis de produção.

Parte disso se deve ao ramo da engenharia industrial, que representa um extenso campo com foco em produção, controle e planejamento de sítios privativos, cooperativas rurais, reunião de agropecuários, setor de qualidade e inovação.

Exportação e geração de empregos na agroindústria

Desde 2017, o setor agroindustrial vem impulsionando cada vez mais o crescimento de exportações, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O açúcar se destaca com aumento de 58,8% na sua participação em exportação, atrás da celulose, com 18,74% e da soja em grão, primeiro produto pautado nas exportações, com 34,32% de atuação.

Agroindústria: agricultores realizando a colheita de pimentão.

A agroindústria no Brasil tem grande destaque mundial por favorecer políticas de emprego e gerar aproximação com o campo rural. Além disso, também se deve levar em consideração a importância do setor no âmbito alimentar.

De acordo com dados do IBGE, houve um aumento de 34% de agricultores empregados para a atividade produtiva em 2012; o que aumenta as oportunidades de crescimento do país diante do setor agroindustrial.

Tido como um amplo campo com funções importantes para os setores do mercado interno e externo, a agroindústria é dividida em dois grupos distintos:

  • Produtos alimentares: é voltado para a produção de alimentos (líquidos e sólidos) como sucos, polpas, extratos, carnes e outros;
  • Produtos não alimentares: fibras, couros, calçados, óleos não comestíveis, etc.

Sua ligação com o setor agro se deve às necessidades de dispositivos, instrumentos, regadura, acessórios e insumos agrícolas. Por isso, a agroindústria é designada como a junção da produção agropecuária geral com a indústria.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo