Ícone do site Agro20
Agronegócio

Alimentos industrializados: praticidade que pode trazer malefícios

Alimentos industrializados atraem pela praticidade, mas podem fazer mal à saúde

Os alimentos industrializados são os queridinhos de quem tem uma vida agitada. Isso porque a correria do dia a dia impulsiona as pessoas a optarem por alimentos prontos para consumo, com o intuito de otimizar o tempo que gastariam no preparo.

O bom funcionamento do organismo é afetado pelo consumo excessivo de alimentos industrializados. Aditivos químicos, corantes, aromatizantes e outras substâncias químicas estão presentes na fabricação destes alimentos e trazem danos à saúde.

O que são alimentos industrializados?

Alimentos processados – ou industrializados – são os alimentos fabricados a partir do processo de industrialização, sendo adicionado açúcar, sal e outros elementos processados à composição. Os alimentos industrializados têm como objetivo aumentar a perecividade do produto – tornando-mais prazeroso ao paladar – além de facilitar a vida de quem o adquire, devido a sua praticidade e ao fato de já estarem prontos para consumo.

No entanto, os alimentos industrializados têm a presença de substâncias químicas em sua fórmula, com o intuito de garantir maior facilidade e durabilidade.

Substâncias usadas em alimentos processados

Algumas das substâncias químicas mais frequentes no processo de alimentos industrializados são:

Alimentos ultraprocessados

Na categoria de alimentos industrializados (processados), há também os alimentos ultraprocessados. Assim como os industrializados, eles também são desenvolvidos pelas indústrias e passam por fases e técnicas, executadas em laboratórios.

O mercado alimentício atual já tem disponibilizados alimentos ultraprocessados feitos em versões mais saudáveis; sem o excesso de aditivos químicos, sais, gorduras e açúcares.

No entanto, os aditivos químicos são identificados nas embalagens dos alimentos industrializados. As letras e siglas mais usadas são:

Malefícios dos alimentos industrializados

Devido ao uso excessivo de aditivos químicos no processamento de alimentos, a sua qualidade é comprometida. Por isso, são favorecidos diferentes malefícios à saúde. Alguns dos malefícios mais presentes no consumo de alimentos industrializados são:

Portanto, o consumo frequente de alimentos industrializados impacta diretamente na saúde da população – mesmo não sendo possível ver as consequências de forma imediata. A praticidade, facilidade e gosto destes alimentos são os pontos que mais chamam atenção para quem vive na correria diária. Por isso, muitos optam por estes alimentos – que levam menos tempo de preparo.

Sair da versão mobile