Banha é um dos insumos mais antigos utilizados na cozinha

Inicio » Agronegócio » Banha é um dos insumos mais antigos utilizados na cozinha
09/08/2020 Por
Banha é um dos insumos mais antigos utilizados na cozinha

Presente em diversas regiões do país, a banha de porco ganha importância na economia

Muito utilizada na preparação de doces e massas, a banha de porco já esteve presente na alimentação de muitos brasileiros. Apesar da polêmica que questiona se o elemento faz bem ou mal à saúde, muitas pessoas ainda utilizam este recurso nas receitas. E a alta procura fez com que o item aparecesse até em versão enlatada nos supermercados.

O que muitos não sabem é que a banha conta com uma produção simples e está extremamente valorizada economicamente. Conheça todos os detalhes sobre este item e saiba como utiliza-lo da melhor forma.

banha

O que é banha?

Banha é a gordura do animal. Este recurso pode ser aplicado em diversos segmentos culinários e até serve como manteiga para o pão.

Por muito tempo, houve a especulação de que este alimento era extremamente prejudicial para a saúde, mas foi comprovado que ele conta com altos índices de gordura saturada (que não é prejudicial ao coração).

Por se tratar de um item de origem animal, a banha de porco é rica em ácidos graxos, mais precisamente o láurico e o palmítico. O ácido oleico também está fortemente presente, assim como em todo óleo ou gordura. O elemento não é maléfico se consumido da maneira correta.

banha

Banha de porco na economia

Apesar de haver outros tipos de banha, como a banha de carneiro, a banha vegetal e a banha de galinha, é a de porco que ganha cada vez mais espaço na economia nacional.

A alta procura fez com que o produto se valorizasse em grande parte do Brasil. Hoje, é comum pagar em 800 gramas do item o equivalente a quase 3 vezes mais do que o quilo da carne de porco.

Nos últimos dois anos, houve uma supervalorização do suíno. A peça da arroba mais do que dobrou de preço. E a facilidade para a produção também é um destaque, pois apenas um suíno é capaz de produzir, em média, 8 quilos do produto derivado da gordura.

Além disso, todo esse cenário também valorizou o toucinho, que pode atuar como matéria-prima.

Um dos grandes benefícios diz respeito ao fato de não ser um processo de produção industrializado. Basta obter a gordura do animal, cortar em pedaços e derreter levando ao fogo. Você pode realizar o processo tanto de forma seca como na água, mas vale destacar que esta opção vai influenciar no sabor.

banha

Benefícios do produto

Consumida da forma correta e sem exageros, a banha pode proporcionar uma série de benefícios ao corpo. Entre os elementos proporcionados por ela, podemos destacar a vitamina C, A, complexo B, betaína, colina e folato.

Muitas pessoas afirmam que a gordura de porco pode substituir o óleo vegetal, mas é importante dizer que não é totalmente uma verdade.

Ele pode ajudar no momento da realização de frituras, mas o óleo vegetal conta com uma infinidade de nutrientes e benefícios a mais. Outro destaque é que a banha resiste bem às altas temperaturas, não liberando nenhuma substância tóxica.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo