Berbere é equino conhecido pela alta velocidade e resistência

Inicio » Pecuária » Berbere é equino conhecido pela alta velocidade e resistência
20/03/2019 Por
Berbere é equino conhecido pela alta velocidade e resistência

Eles são capazes de atingir altas velocidades em percursos de curta distância

Alguns acreditam que a raça berbere é a mais antiga do planeta Terra. Assim como o cavalo Árabe, que também é uma das raças mais antigas do mundo, o berbere possui uma ótima resistência e uma grande velocidade. Mas, diferente do Árabe, que é conhecido por ser um cavalo de temperamento nervoso e agressivo, o berbere é muito calmo e dócil.

Suas qualidades físicas e psicológicas fizeram com que os genes da raça berbere fossem incorporados a muitas raças famosas atualmente. Está presente em países como Egito, Líbia, Trípoli, Argélia e Marrocos, onde essa ração é popularmente conhecida como berberisco até os dias atuais.

Raça equina berbere

Características do cavalo berbere

Berbere é uma das raças de cavalo. Eles são conhecidos por sua rapidez e ótima resistência. Possuem vigor e estão sempre com muita disposição. Como dito anteriormente, não deixam a desejar quando o assunto é agilidade: em curtas distâncias atingem velocidades altíssimas. É um excelente cavalo corredor.

Uma de suas principais características é o temperamento dócil e calmo – o que o difere do Árabe, considerado um cavalo mais nervoso. Pode ser facilmente adestrado. Mas, apesar da personalidade calma, está sempre cheio de energia. Por isso, é considerado vigoroso. É também um cavalo rústico; ou seja, não é fragil – pelo contrário, se destaca por sua coragem. Possui pernas compridas, mas também muito fortes.

O cavalo berbere tem porte médio. Seu peso é de cerca de 550kg e sua altura pode atingir até 1,60m. Sua crina, apesar de fina, é abundante. À primeira vista, o berbere não chama tanta atenção. É um cavalo que possui a garupa caída e cauda baixa. Sua cabeça é longa e sua face reta, lembrando muito os cavalos primitivos.

Mas, por outro lado, sua resistência é sem igual. Além disso, ele não deixa a desejar quando o assunto é disposição. Está sempre pronto para encarar obstáculos e desafios.

Sua pelagem pode variar. Entre as mais comuns, estão:

  • tordilho;
  • castanho;
  • alazão;
  • negro.

A história da raça berbere

Entre as raças equinas, a berbere é uma das mais antigas. A partir dela, foram criadas raças como a Puro Sangue Inglês e a Andaluz. A origem do berberisco (barbo ou norte-africano, nomenclaturas pelas quais também é conhecido) divide opiniões. Existem muitas teorias sobre o surgimento da raça. Entre elas, há uma que defende que a descendência do berbere é de um grupo de cavalos sobreviventes à era glacial, por exemplo. Mas o que é unanime na história dessa raça equina é que sua origem corresponde ao norte do continente africano, mais precisamente à região da Berbéria (ou Magrebe), extensão que vai da Líbia até Marrocos.

Cavalos da raça berbere

Até pouco tempo, acreditava-se que o berbere havia aparecido apenas no segundo milênio do período antes de Cristo. Mas, recentemente, alguns estudos revelaram a presença de ossos dessa espécie na pré-história. Além disso, pinturas rupestres representando a domesticação de cavalos com características muito parecidas com as do berbere atual foram encontradas na Argélia, indicando a presença da raça nessa região desde a Antiguidade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo