Bicudos são aves passeriformes de características interessantes

Inicio » Meio Ambiente » Bicudos são aves passeriformes de características interessantes
24/04/2020 Por
Bicudos são aves passeriformes de características interessantes

Bicudos mudam de território quando se sentem ameaçados

Pássaros que gostam muito de habitar pastos alagados, os bicudos, de nome científico Sporophila maximiliani, são aves que possuem uma manchinha característica na asa. Por conta de diversas características, são pássaros extremamente cobiçados e de difícil avistamento.

Além disso, os bicudos se apresenta tanto no Amazonas quanto em outras localidades do Brasil. Para saber mais sobre a ave, confira o conteúdo a seguir.

Bicudos

O que são bicudos?

Bicudos são aves silvestres que existem na América do Sul. No Brasil, por conta da poluição e o aumento das grandes cidades, houve uma certa dizimação dos bicudos. Porém, na Amazônia ainda é possível encontrar uma quantidade razoável da espécie.

Entretanto, mesmo que pudessem ser vistos em outras regiões sem ser a Amazônica, os bicudos são pássaros que dependem muito de todos os componentes do seu habitat. Logo, ele sofre profundamente com a água poluída e precisa de capim e pindaívas para uma boa sobrevivência.

Além disso, a respeito da ave bicudo, uma das coisas que mais encantam a todas as pessoas é o seu canto. O canto do bicudo ou o canto do bicudinho possui um tom harmônico e melodioso.

Inclusive, a ave consegue atingir notas poderosas, chegando à quantidade de 20 notas em uma frase musical. A sua postura também chama muito atenção quando canta, já que deixa o peito empinado, a cauda abaixada e, assim, demonstra toda a sua bravura e talento.

Logo, com um canto tão afinado e belo, somado à postura imponente, o canto do bicudo pássaro o faz, até mesmo, participar de concursos de canto feitos especialmente para aves que possuem um dom especial na vocalização.

Os bicudos são pássaros tão queridos e populares que possuem até os bicudeiros ou bicudeiros do Brasil, que são pessoas que criam ou simpatizam de grande forma com o bicudo.

Características gerais

Além do lindo canto, os bicudos também são pássaros muito velozes, com audição e visão extremamente apurados. Além disso, o seu nome deriva do grosso e cônico bico que possui e que acaba sendo um grande contraste com a sua penugem e tamanho.

Entretanto, os bicudos não são todos iguais e possuem dismorfismo sexual. Ou seja, os machos possuem a plumagem completamente preta e uma manchinha branca na asa, clássica representação dos bicudos.

Em contrapartida, a fêmea, bem como o filhote de bicudo, possui plumas em tons de castanhos, beirando o pardo. Porém, na região do dorso, começam a aparecer em uma tonalidade um pouco mais escura.

As características físicas dos bicudos também são importantes. Esses pássaros possuem uma medida de 14,5 a 16,5 centímetros de comprimento.

Bicudos

Alimentação

Como dito no início do texto, os bicudos são extremamente dependentes das características ambientais que os permitem uma qualidade de vida satisfatória. Logo, o pássaro bicudo precisa viver em regiões que possuam uma abundante quantidade de água e capim.

Afinal, como se alimentam de capim e sementes, o uso dos agrotóxicos no arroz, por exemplo, tem tornado difícil manter a espécie longe da extinção. A caça e o tráfico ilegal dos bicudos também fazem como que a espécie se deteriore com muita facilidade.

Quando em cativeiro, é preciso que os bicudos tenham uma atenção muito especial em relação à sua alimentação. É muito importante oferecer rações de qualidade, de preferência que possuam componentes como:

  • Sementes;
  • Areia fina;
  • Carvão vegetal;
  • Sedimento calcário.

Além disso, em momentos em que esses pássaros se sentem estressados ou estão mudando de pena, terminam com a sua necessidade de proteínas e lipídios muito maior do que o normal. Logo, a sua alimentação precisa estar em constante manutenção.

Uma ótima dica e que muitas vezes é recomendada por diversos veterinários ou aficionados pela espécie é sempre oferecer diariamente às aves a quantidade adequada de uma farinhada de insetos. Ou, então, conchas derivadas das ostras.

Muitas pessoas têm uma opinião muito positiva a respeito da ração Alcon Club Top Life. O uso é muito importante, principalmente para os filhotes.

Criadouro de bicudos

Para ter os bicudos em casa, é preciso encontrar um criadouro de bicudos que seja responsável o suficiente e não maltrate a espécie. Além disso, é importante que o criadouro esteja certificado pelo IBAMA a fim de atestar que suas práticas não são ilegais.

Afinal, mesmo com a proibição muito explícita e clara, muitos criadouros ainda realizam o tráfico animal envolvendo os bicudos. Porém, uma má-criação pode gerar traumas no animal e o deixar com uma personalidade insegura, instável e até mesmo agressiva.

Por isso, sempre procure informações com veterinários de confiança e ética. Afinal, pode ser possível encontrar os bicudos para adoção em locais que resgatam animais de maus tratos e vendas clandestinas. Dessa forma, é mais fácil encontrar os bicudos resgatados e prontos para ganhar um lar.

Bicudos

Reprodução dos bicudos

A reprodução dessa espécie ocorre sempre entre a primavera e verão. Além disso, a essa altura, a maioria dos machos e fêmeas já atingiu a maturidade sexual.

Isso porque o macho atinge a maturidade entre 12 e 18 meses. Por outro lado, as fêmeas sempre amadurecem cedo e atingem sua formação sexual dos 8 aos 12 meses.

Caso a intenção seja reproduzi-los em cativeiro, é indicado que o casal fique em gaiolas separadas, sem se ver, somente se ouvindo. Assim, a fêmea não age sob pressão e conseguirá avisar ao macho o momento em que está pronta para a cópula.

Nesse momento, é ela quem vai ao ninho do macho e dá sinais de que está pronta, seja levando galhos, mexendo na água ou se abaixando.

Os hábitos mais latentes dos bicudos

Os bicudos são pássaros extremamente territorialistas. Quando possuem um ambiente somente para eles, costumam se sentir o pássaro líder e dominante, não permitindo de nenhuma forma a presença de outros pássaros no local.

Além disso, quando os bicudos estão dominando um espaço, acabam até mesmo procriando pouco, já que estão focados demais cuidando do seu local.

Os bicudos também são pássaros muito higiênicos e que exigem uma limpeza diária em suas gaiolas. Logo, os recipientes de água, comida, jornais e demais objetos devem ser lavados todos os dias para prevenir doenças e parasitas, como berne.

Assim, também é importante que os bicudos tenham um recipiente para que possam tomar banhos. O mesmo também deve ser higienizado diariamente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo