O brejo é encontrado em diversos espaços no meio ambiente

Inicio » Meio Ambiente » O brejo é encontrado em diversos espaços no meio ambiente
11/02/2019 Por
O brejo é encontrado em diversos espaços no meio ambiente

O brejo é comumente encontrado como solo fértil na região do Nordeste brasileiro

Classificado como um terreno com poucas modificações, o brejo é facilmente reconhecido por suas características bem demarcadas.

O brejo é fonte de rios em cabeceiras e nascentes, frequentemente em zonas onde eles transbordam – formando um aspecto alagado.

Mas afinal, o que é brejo?

O significado de brejo pode ser explicado por uma encosta de terra lamacenta que comporta pequenas quantidades de água. Ele também é conhecido por ser um terreno sem irregularidades, ou seja, plano; embora alagado e formado pelo acúmulo de terra amolecida.

terreno brejo

Os brejos são comumente confundidos com os pântanos. Isso porque ambos os terrenos são aparentemente abandonados e lamacentos. Entretanto, há diferenças entre os dois.

Diferenças entre pântano e brejo:

  • O pântano é caracterizado por ser uma área com diversas vegetações, já o brejo, é composto apenas por barro e água.
  • Em grande parte do tempo, o pântano é um local inundado. No entanto, o brejo pode ter fases de mais barro que água – inclusive, tornando-se uma área de risco para atolamentos.
  • Os pântanos se formam em locais onde o escoamento de água é muito lento. Portanto, ela se armazena e permanece empoçada. O brejo é o próprio escoamento lento.

A vaca foi pro brejo

Muitas vezes ouvimos a palavra brejo na expressão “a vaca foi pro brejo”, mas qual a origem e real significado desta expressão? Entenda agora:

Esta expressão é utilizada quando a situação não está indo de acordo com o esperado, em outras palavras: quando tudo dá errado.

Antigamente, em tempos de secas nordestinas, era comum a ida do gado aos terrenos lamacentos ou pântanos, como forma de adquirir água.

Entretanto, quando o gado acabava cruzando com um destes terrenos no seu caminho, muitos acabavam mortos. Isso porque era muito difícil que os pecuaristas conseguissem retirar a vaca da lama, uma vez que ela atolasse. Com isso, se formou a expressão tão conhecida nos dias de hoje.

vaca no brejo

Outra curiosidade sobre a expressão envolve como utilizá-la na língua inglesa da forma correta. Não existe uma tradução literal, contudo, partindo do suposto que a mensagem transmitir é que está tudo dando errado, pode ser dito simplesmente: go down the drain.

Em uma tradução livre significa “ir pelo ralo”, no sentido de estar tudo arruinado. Assim como perder uma vaca por empacamento na lama.

Brejo de altitude

Outro segmento ainda sobre os brejo é este bioma pouco conhecido. Não apenas visto em solos baixos, existem os brejos de altitude. Também chamados de florestas secas.

Este bioma é denominado por especialistas como áreas localizadas em regiões de grande secas, por exemplo no interior do Nordeste brasileiro.

Ele é marcado, geralmente, pelo clima tropical úmido ou subúmido brasileiro. Em alguns casos, também pode ser encontrado em clima subtropical.

Dito isso, fica claro que está localizado em altitudes bem elevadas e que cria condições favoráveis para crescimento de flora e fauna com características semelhantes às da Mata Atlântica e da Savana Estépica. Portanto, cria um contraste entre áreas com clima mais seco.

Embora apresente ótimas qualidades climáticas e no solo, o brejo de altitude é pouco estudado como um bioma no ramo da botânica no Brasil.

Agro20 | Portal Vida No Campo