Brigadeiro, saboroso e inconfundível, é um docinho tipicamente brasileiro

Inicio » Agronegócio » Brigadeiro, saboroso e inconfundível, é um docinho tipicamente brasileiro
14/10/2020 Por
Brigadeiro, saboroso e inconfundível, é um docinho tipicamente brasileiro

Brigadeiro, um dos mais tradicionais doces brasileiros, é preparado com ingredientes simples e acessíveis. Tido como mais uma das delícias que fazem parte da cultura gastronômica do país, está presente não apenas em festas infantis, mas também em celebrações luxuosas.

O brigadeiro tem como um de seus ingredientes principais o chocolate, um derivado do cacau, fruto tropical amplamente cultivado no Brasil, principalmente nos estados da PA, BA e RO.

Brigadeiro

O que é brigadeiro?

Brigadeiro é um doce simples e genuinamente brasileiro, adorado por crianças e adultos, preparado com apenas três ingredientes: chocolate, leite condensado e manteiga.

Porém, a iguaria também ganhou o status de gourmet com a adição de novos ingredientes em sua receita original como, por exemplo, maracujá e pimenta.

Origem do brigadeiro

De acordo com registros históricos da gastronomia brasileira, o brigadeiro teve origem durante uma campanha política. Em 1945, o Brigadeiro Eduardo Gomes, militar da Força Aérea Brasileira, solteiro, lançou sua candidatura à Presidência da República.

Durante sua campanha, o Brigadeiro utilizava um bordão bastante curioso e que atraia a atenção das moçoilas solteiras da época: “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro”.

As senhoritas, então, com o intuito de angariar verbas para a campanha política do candidato, começaram a criar os mais variados doces. E, entre eles, surgiu inegavelmente o melhor de todos, criado apenas com leite condensado e chocolate em pó: o brigadeiro.

Atualmente, o brigadeiro tradicional, assim como foi criado há mais de 70 anos, continua sendo o carro-chefe à mesa de docinhos das mais variadas celebrações.

Base da receita de brigadeiro

O chocolate é feito à base de cacau, fruto do cacauzeiro, planta tropical cultivada pelas antigas civilizações mesoamericanas na América-Central, principalmente no México.

Entretanto, quando as antigas civilizações deixaram de existir, os Maias foram os responsáveis pela continuidade do cultivo do cacau que, inclusive, era utilizado como escambo.

Por certo que os Maias não sabiam como transformar o fruto cacau em chocolate. Porém, com as sementes torradas, moídas e fermentadas, produziam uma bebida bastante amarga que era consumida por reis e nobres da época.

A matéria-prima do chocolate em pó é o cacau, que dependendo de sua região de cultivo, bem como de sua torrefação, teor de gordura e fermentação, pode ter seu sabor modificado.

As sementes do cacau – ou amêndoas, como também são chamadas – primeiramente passam por um processo de secagem. Em seguida, são torradas e resfriadas. Logo depois, são trituradas em um moinho, formando uma massa pastosa.

A massa resultante é prensada, dando origem a dois produtos: a torta de cacau e a manteiga de cacau. A torta de cacau é triturada e peneirada, originando o cacau em pó. Finalmente, ao cacau em pó é adicionado açúcar, dando origem ao chocolate em pó.

O Brasil ocupa o 6º lugar no ranking mundial na produção de cacau com, aproximadamente, 257 mil toneladas/ano. Os maiores produtores concentram-se nos estados do Pará, Bahia, Rondônia, Espirito Santo, além de Mato Grosso e Amazonas.

Brigadeiro

Brigadeiro simples

Embora existam muitas variedades de receita de brigadeiro como, por exemplo, com chocolate branco, oleaginosas, além de alguns tipos de fruta, o brigadeiro simples é elaborado apenas com leite condensado, chocolate e manteiga sem sal.

Porém, um ponto fundamental para o sucesso do docinho é acertar o ponto da massa. Em seguida, aprenda como fazer brigadeiro de enrolar no ponto exato:

  1. Os ingredientes devem ser colocados em uma panela de paredes grossas, bem como misturados antes de irem para o fogo;
  2. Deixe sempre o fogo baixo e nunca pare de mexer a massa;
  3. Assim que a massa obtiver coloração marrom-escura, ela começará a desgrudar do fundo da panela e estará no ponto de enrolar. O tempo, aproximadamente, é de 15 minutos;
  4. Em seguida, despeje a massa em um refratário ligeiramente untado com manteiga e deixe esfriar completamente para moldar os docinhos.

Agora, o modo de preparo do brigadeiro de colher é o mesmo. Porém, o tempo de cozimento da massa é inferior. Após 10 minutos, aproximadamente, assim que a massa começar a levantar bolhas, retire do fogo imediatamente para não passar do ponto.

Versatilidade do brigadeiro

A massa do tradicional docinho presente na maioria das celebrações também pode ser utilizada para outras finalidades como, por exemplo, o brigadeiro para cobertura. Porém, alguns ingredientes são acrescentados à receita original.

Em seguida, aprenda como preparar uma deliciosa receita de brigadeiro que pode ser utilizada tanto para cobertura, bem como para recheios de bolos, tortas e pavês.

Ingredientes do brigadeiro

  • 200 g de creme de leite;
  • 1 lata (ou caixa) de leite condensado;
  • 4 c de sopa de cacau em pó (ou chocolate em pó 100% cacau);
  • 1 c de sopa de manteiga sem sal.

Como preparar:

  1. Primeiramente, coloque o leite condensado, o creme de leite e o cacau em pó em uma panela de paredes e fundo grosso;
  2. Logo depois, misture bem até que todos os ingredientes estejam incorporados;
  3. Em seguida, adicione a manteiga e leve ao fogo baixo;
  4. Deixe em fogo baixo e mexa sem parar até começar a borbulhar e atingir consistência cremosa;
  5. Finalmente, retire do fogo, deixe esfriar e empregue.

Brigadeiro

Preparo de brigadeiro caseiro

O brigadeiro de lata, sem dúvida, é muito prático e também muito saboroso. Porém, não é sempre que dispomos dele quando mais queremos saborear o docinho.

Entretanto, o micro-ondas, que ficou muito popular no Brasil na década de 90, embora tenha sido inventado em 1947, nos EUA, também nos oferece praticidade, além de rapidez em seu preparo.

O brigadeiro de micro-ondas pode ser preparado em apenas 6 minutos e rende, aproximadamente, 35 docinhos. Além disso, assim como algumas outras formas de preparo, ele pode ser congelado por até 3 meses sem perder sua textura, bem como seu sabor.

Acompanhe, em seguida, como preparar essa delícia.

Ingredientes e acessórios:

  • 1 lata (ou caixa) de leite condensado;
  • 1 c de sopa de manteiga sem sal;
  • 3 c de sopa de chocolate em pó 50% cacau, peneirado;
  • 1 c de chá de mel;
  • Chocolate granulado;
  • Manteiga para untar;
  • Refratário redondo alto.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, coloque todos os ingredientes no refratário e misture muito bem;
  2. Logo depois, leve ao micro-ondas por 6 minutos na potência alta e mexa a cada 2 minutos;
  3. Retire o brigadeiro, despeje em um refratário untado com manteiga e deixe esfriar;
  4. Finalmente, enrole os docinhos e passe pelo chocolate granulado.

Brigadeiro, doce genuinamente brasileiro, agrada todas as gerações há décadas. Saboroso, simples e prático de ser preparado, além de levar ingredientes com preços acessíveis, o docinho apresenta 40 kcal. Então, consuma sem exageros.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo