Além de amigo fiel, cachorro pastor é treinado para trabalhar nas fazendas de todo o Brasil
Os animais são seres praticamente indispensáveis na vida das pessoas. O cachorro pastor, por sua vez, além de ser um cão fiel, tem bastante importância na hora de proteger uma propriedade ou em trabalhos como o pastoreio de rebanhos.
Por conta de sua bravura, o cachorro pastor é extremamente importante no trabalho de pastagem e curral. Além disso, com a ajuda do animal, o fazendeiro pode ter melhorias significativas na economia de suas propriedades, assim podendo investir em outros campos para crescimento de seu trabalho.
O que é um cachorro pastor?
A eficiência do cachorro pastor pode ser relacionada aos seu antepassados, os lobos. Isso porque, na caça, eles naturalmente separavam os membros mais fracos de um grupo para facilitar o ataque. Hoje, esse instinto evoluído é de grande ajuda nas atividades de pastoreio.
Raças de cães de pastoreio
- Border collie
A raça foi desenvolvida especificamente para o trabalho de pastoreio e sem preocupação com a estética. Esta raça do cachorro de pastoreio surgiu na Inglaterra e Escócia, visto que, na época, era necessário um cão que subisse montanhas, onde os cavalos não conseguiam chegar. - Ovelheiro-gaúcho
A raça gaúcha é conhecida por seu forte trabalho no vigilância de rebanhos. Inicialmente, o animal tinha uma única função de trabalho – a de cuidar do pastoreio de ovinos. Hoje, o ovelheiro-gaúcho é um animal indispensável para quem trabalha nas fazendas de todo o país. - Boiadeiro australiano
A raça boiadeiro australiano (ou australian cattle dog) é reconhecida principalmente por ser um animal forte no trabalho de pastoreio de gado. Ele também é reconhecido por conta de outras características que são únicas da raça. Isso inclui pelos vermelhos e curtos e por ser um animal de médio porte. - Kelpie australiano
O animal sisudo e que passa bravura por conta de suas orelhas levantadas é conhecido por não fugir de suas tarefas. Chegando a custar muitas cifras para um fazendeiro, o kelpie perde parte da sua popularidade. Isso porque existem animais de preços mais acessíveis e capazes de cumprir a tarefa tão bem quanto ele. - Maremano
O animal tem muita aptidão para este tipo de trabalho, visto que é de seu costume o contato com o rebanhos. Por ter bastante velocidade e desenvoltura, o maremano geralmente é escolhido para atuar em propriedades com maior extensão.
Evolução do cachorro pastor
Entender a maneira como os lobos caçavam permitiu ao homem iniciar a seleção dos cães que se adaptavam ao estilo. A partir deles, produzir raças modernas com o objetivo de que trabalhassem. Isso, na função de conduzir o rebanho, sem qualquer agressividade, já que a comida é fornecida pelo homem.
A principal função de um cachorro pastor é a condução do rebanho. Visto isso, o adestramento desses animais se torna absolutamente necessário. O trabalho de ensino acontece como o de qualquer outro animal. A diferença é que enquanto um pet doméstico é ensinado a não urinar num determinado local, o cão de rebanho aprende a executar suas funções de pastoreio na fazenda.