Caldinho de feijão faz sucesso em bares e festas diversas

Inicio » Agronegócio » Caldinho de feijão faz sucesso em bares e festas diversas
10/10/2020 Por
Caldinho de feijão faz sucesso em bares e festas diversas

Nutritivo e versátil, o caldinho de feijão enriquece a mesa do brasileiro e a economia agrícola. Seja para a dona de casa ou para boêmios e adeptos da comida de boteco, um saboroso caldinho de feijão faz sucesso em qualquer mesa. Aliás, ele é perfeito para acompanhar drinques como chopps, cervejas e até caipirinhas. Por outro lado, o feijão é um dos muitos produtos agrícolas que enriquecem nosso agronegócio.

Até porque o caldinho de feijão alimenta nossa cultura e nossa alma, pois essa comida caseira tem participação tradicional em muitos momentos de celebração. De qualquer forma, para você ainda aproveitar nosso artigo com essa gostosura, temos dicas sobre receitas que aquecem a economia de bares e restaurantes.

Caldinho de feijão

O que é caldinho de feijão?

Caldinho de feijão é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira. Isso porque, além de contar com a presença do feijão, um item sempre presente na cesta básica, ele é figura carimbada em qualquer mesa do país.

Sem falar que seu consumo cotidiano pode vir recheado de inúmeras qualidades nutritivas, ideais para reforçar dietas saudáveis e equilibradas. Além do mais, ele pode ser incorporado ao preparo de diversas receitas, pratos e até doces. Isso tudo torna um caldinho um alimento sempre bem-vindo.

De qualquer forma, saiba ainda que o feijão é muito empregado como parte de nossa culinária para criar receitas de feijoada. Há até quem diga que ela tem origem no século XVI, ainda nas senzalas habitadas pelos primeiros escravos africanos que aqui chegaram. Seja como for, outros países costumam consumir feijão vermelho ou branco nas feijoadas.

O que importa para nós é que, aqui, o caldinho de feijão tem papel essencial até mesmo nessa provável mistura de feijões. Basta adicionar carne de boi ou porco e estar acompanhada de arroz branco, farofa, laranja fatiada e couve refogada para o banquete estar completo.

Benefícios do caldo de feijão

Se você tem bar, restaurante ou aquele boteco estiloso, saiba que o caldo de feijão é uma ótima opção para atrair mais clientes. Afinal, ele é essencial na mesa de milhões de brasileiros, mas é sempre bom experimentar uma nova receita ali na esquina.

Ou seja, seu negócio pode oferecer uma variedade de combinações de receitas e um sabor delicioso, pois o feijão também conquista pelo lado da saúde. Aliás, de acordo com o Ministério da Saúde, ele é comprovado como um dos melhores alimentos para ajudar a evitar doenças crônicas e até o câncer.

Caldinho de feijão

Importância do feijão para a economia nacional

Além de um papel de grande relevância para a alimentação da população brasileira, o feijão é um dos principais produtos agrícolas. Aliás, essa sua importância tem cunho econômico-social, graças ainda ao emprego da mão-de-obra do ciclo de suas culturas.

Em alguns números, estima-se que sejam empregadas cerca de sete milhões de pessoas por dia, na cultura e produção do feijão. Isso porque, apenas em Minas Gerais, maior estado brasileiro produtor do grão, o número de produtores pode atingir mais de trezentos mil. Sem dúvidas, um número interessante para o nosso agronegócio.

Falando em números a respeito do feijão, saiba também que nosso país é o terceiro maior produtor global. Afinal, de acordo com a Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atingimos uma média de quase três milhões de toneladas anuais. Sim, é muito feijão!

De qualquer forma, ele é um dos grandes protagonistas do nosso agronegócio. Seja cultivado por grandes ou pequenos produtores e em todas as regiões, um dos alimentos mais antigos do mundo ainda é capaz de dar origem a uma criação deliciosas como o caldinho de feijão.

Receitas com feijão para alavancar as vendas

Claro que o feijão é item indispensável na mesa de qualquer brasileiro. No entanto, além do sabor tradicional, o grão ainda apresenta muitos benefícios para a sua saúde. Isso porque ele possui altos níveis de fibras e proteína vegetal, além de ajudar a prevenir riscos de câncer no intestino e até nas mamas.

Entretanto, seu grande poder está na altíssima quantidade de ferro, ideal em dietas que visam combater casos de anemia. Por outro lado, até uma receita de caldinho pode estragar qualquer dieta pela sua alta taxa de calorias. Para evitar isso, indicamos que você mesmo faça seu próprio caldinho de feijão.

Ou seja, para toda nossa informação ficar mais gostosa para você, selecionamos algumas receitas com feijão para fazer em casa. Assim, basta anotar os ingredientes e a forma de preparo logo abaixo.

Os ingredientes são os seguintes:

  • Uma xícara de chá de feijão preto temperado e cozido;
  • Uma xícara de chá do caldo do feijão preto;
  • Uma colher de sopa de cebola roxa refogada;
  • Cebolinha e salsa picadas a gosto.

Já na hora de saber como preparar, o método é ainda mais simples e rende até três porções. Basta você acompanhar as pequenas três etapas a seguir:

  1. Bata tudo no liquidificador, com exceção da cebolinha e da salsa;
  2. Aqueça tudo no fogão;
  3. Salpique cebolinha e salsa antes de servir.

Caldinho de feijão

Como fazer caldinho de feijão?

Com a proximidade do outono e de um clima mais frio, muitos empresários já começam a pensar nas suas receitas para aquecer os clientes e, claro, as suas vendas também. Por isso, separamos uma receita típica e saborosa para você aprender como fazer caldinho de feijão e manter as finanças no azul durante o inverno.

Veja como é simples o passo a passo desse prato:

  1. Primeiro, refogue uma cebola pequena no azeite;
  2. Adicione uma colher de sopa de pasta de alho (se preferir, troque por três dentes picados);
  3. A seguir, junte uma batata picadinha em cubos;
  4. Depois, em uma panela, adicione um litro de feijão (sem tempero e cozido);
  5. Coloque um envelope ou tablete de caldo de bacon;
  6. Então, espere a batata cozinhar e a mistura ferver;
  7. Junte todos os ingredientes;
  8. Para o caldo ficar mais ralo, vá colocando água.

Para dar o toque final, pique e adicione um gomo de linguiça calabresa já frita. Enfim, sirva seu caldinho de feijão em fatias de pão torrado e faça sua clientela voltar sempre.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo