Cará moela é comparada ao inhame e requer cuidados no seu preparo

Inicio » Agricultura » Cará moela é comparada ao inhame e requer cuidados no seu preparo
30/10/2019 Por
Cará moela é comparada ao inhame e requer cuidados no seu preparo

O cará moela está inserido na categoria de Plantas Alimentícias Não Convencionais e é cultivado em países tropicais

O cará moela é um tubérculo que muitos acham se parecer com uma batata pequenina. Ele nasce em uma espécie de trepadeira, presa em uma árvore e com raízes soltas no ar. 

A planta pode ser cultivada em quintais ou chácaras de pequenos agricultores, especialmente de países tropicais. Apesar de haver que o compare com a batata ou o inhame, o cará moela foi assim batizado por seu formato semelhante à moela das galinhas. 

Cará moela

O que é cara moela?

De aparência rústica e de contorno incomum, essa variedade de cará tem polpa de cores variando entre bege e roxo, maciça ou rajada. Seu formato característico também ganha desenhos diferentes a depender da espécie cultivada. No Brasil, a planta é cultivada em escala doméstica para produção de túberas aéreas. 

Por sua semelhança com outros e variados tubérculos, ele recebe diferentes nomes, conforme exposto a seguir:

  • cará voador
  • inhame-do-ar
  • cará-do-ar
  • batata-do-ar

A trepadeira foi enquadrada na categoria das PANC, ou seja, das Plantas Alimentícias Não Convencionais. Sua propagação pode ser feita em escala doméstica, para consumo próprio ou, ainda, para ser comercializadas em mercados locais.

Apesar da semelhança com o inhame, a planta tem como principal característica crescer com as raízes aéreas, sendo  esta a sua parte comestível.

Quais são os benefícios desta PANC?

Os benefícios do cará moela são muitos, tanto que a planta tem uso medicinal e altamente nutricional.

O suco das raízes é usado como vermífugo, bactericida e para tratamento de infecções. Além disso, os indianos também usam a variedade por seu efeito diurético. A planta é ainda utilizada no combate a outros problemas e incômodos como, por exemplo, diarreia e hemorroidas. 

Cará moela

Como plantar o cará moela?

A melhor época para o cultivo desta PANC é no início do período chuvoso, por meio da abertura de uma cova de tamanho médio em qualquer tipo de solo. 

Depois de aberto, o recomendado é colocar esterco e adubo fosfatado para fertilização do solo; já que o cará moela exige adubação com matéria orgânica, além de nitrogênio e potássio.

Normalmente, não é necessário se preocupar muito com a irrigação, principalmente se o plantio for realizado durante a época chuvosa. A colheita será realizada cerca de oito meses depois do plantio, sendo que o recomendado é colher a planta quando cair no solo devido ao amadurecimento. 

Como preparar cará moela?

Esse tipo de cará é bem saboroso e, quando cozido, lembra muito uma batata.

Cará moela

O cará moela frito também é uma das formas mais tradicionais de consumo, assim como assado. Da mesma forma que a batata, ele ainda pode ser servido como purê, além de usado em ensopados, farinha, pães e bolos.

As inflorescências, por sua vez, podem ser consumidas cozidas como verdura, picles, farofa ou simples decoração dos pratos. No entanto, os apreciadores preparam o cará moela para acompanhar carnes, como costela bovina ou suína.

Inicialmente, o leve amargor pode causar estranhamento, mas logo nota o sabor peculiar da PANC. Mas, atenção: o cará moela não deve ser consumido cru, pois o processo de cozimento serve para destruir alcalóides tóxicos. Logo, a planta original é considerada tóxica, ainda que variedades sem toxinas tenham sido desenvolvidas. 

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo