Cártamo: cor para os alimentos e mais saúde para o corpo

Inicio » Agronegócio » Cártamo: cor para os alimentos e mais saúde para o corpo
12/03/2019 Por
Cártamo: cor para os alimentos e mais saúde para o corpo

A versatilidade do cártamo vai da produção de tinturas ao óleo, incluindo benefícios para a saúde e alimentação

O cártamo é muito conhecido por dar cor e aroma aos alimentos, pois por sua capacidade de produzir uma coloração amarelo forte e vermelha.

Mas além disso, o óleo de cártamo também é um produto famoso principalmente por ter propriedades medicinais – e auxiliar no processo de emagrecimento.

chá de cártamo

O que é cártamo?

Cártamo, também chamado de açafrão-bastardo, é um dos cultivos mais antigos registrados na cultura dos humanos. Os corantes feitos à base de cártamo foram identificados em roupas e tecidos do antigo Egito. Atualmente, eles são muito popularizados. A Índia e os Estados Unidos estão entre os maiores produtores do mundo.

Além das tinturas, a planta também tem propriedades medicinais. O óleo de cártamo pode ser usado desde a produção de alimentos, como suplemento nutricional, e até como um auxiliar no combate ao ganho de peso.

Como pode ser consumido?

O cártamo pode trazer diversos benefícios para a saúde, mas deve ser consumido com cuidado. Em alguns casos, é importante contar com a orientação de médico ou nutricionista antes de começar a ingerir o alimento.

  • Óleo de cártamo: Em relação aos suplementos encapsulados que são comercializados, a indicação é que deve ser consumido apenas com acompanhamento profissional. Isso porque o óleo do cártamo é rico em ômega 6 e, se ingerido em excesso, ele pode causar efeitos colaterais ou contrários ao que se deseja.
  • A flor do açafrão-bastardo também pode ser utilizada na culinária, substituindo o açafrão. Até mesmo suas sementes podem ser aproveitadas, pois são ricas em proteínas.
  • Chá de cártamo: em forma de chá, a planta pode ser uma boa aliada para problemas no estômago e dores abdominais. Ela também tem poder medicinal no tratamento de úlceras.

Cártamo e a chia

Pensando na saúde, algumas pessoas fazem o consumo destes dois aliados: o óleo de cártamo e a chia. O óleo pode trazer benefícios nutricionais, como a ingestão de ômega 6 e 9, além de nutrientes que hidratam e fortalecem a pele e os cabelos.

A chia tem propriedades semelhantes, pois possui ômega 3 e é rica em fibras. Ela também traz melhorias para a pele, unhas e saúde do corpo. Assim, em alguns casos os produtos são consumidos de forma conjunta.

cártamo

 Benefícios do cártamo

O cártamo pode trazer uma série de melhorias na rotina das pessoas e benefícios para a saúde.

  • Auxilia na perda de peso: apesar desta ainda ser uma afirmação contraditória, pois nenhum estudo realmente comprovou a influência do óleo nas dietas e alimentação, ele é rico em ácidos graxos – que ajudam na queima da gordura.
  • Nível de açúcar: o óleo de cártamo pode ser um aliado em manter o nível de açúcar no sangue. Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que ele ajuda no controle da glicemia.
  • Beleza para pele e cabelos: o consumo do óleo ajuda na hidratação da pele e cabelos, reduzindo também as acnes. Desta forma, ele ajuda a manter a pele jovem, pois é rico em Vitamina E. Além disso, não obstrui os poros.
  • Pele jovem: devido à Vitamina E, o óleo de cártamo protege as células do corpo e é um antioxidante natural. Assim, ele pode proteger de diversas doenças e combater o envelhecimento precoce.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo