Ícone do site Agro20
Agronegócio

Cártamo: cor para os alimentos e mais saúde para o corpo

A versatilidade do cártamo vai da produção de tinturas ao óleo, incluindo benefícios para a saúde e alimentação

O cártamo é muito conhecido por dar cor e aroma aos alimentos, pois por sua capacidade de produzir uma coloração amarelo forte e vermelha.

Mas além disso, o óleo de cártamo também é um produto famoso principalmente por ter propriedades medicinais – e auxiliar no processo de emagrecimento.

O que é cártamo?

Cártamo, também chamado de açafrão-bastardo, é um dos cultivos mais antigos registrados na cultura dos humanos. Os corantes feitos à base de cártamo foram identificados em roupas e tecidos do antigo Egito. Atualmente, eles são muito popularizados. A Índia e os Estados Unidos estão entre os maiores produtores do mundo.

Além das tinturas, a planta também tem propriedades medicinais. O óleo de cártamo pode ser usado desde a produção de alimentos, como suplemento nutricional, e até como um auxiliar no combate ao ganho de peso.

Como pode ser consumido?

O cártamo pode trazer diversos benefícios para a saúde, mas deve ser consumido com cuidado. Em alguns casos, é importante contar com a orientação de médico ou nutricionista antes de começar a ingerir o alimento.

Cártamo e a chia

Pensando na saúde, algumas pessoas fazem o consumo destes dois aliados: o óleo de cártamo e a chia. O óleo pode trazer benefícios nutricionais, como a ingestão de ômega 6 e 9, além de nutrientes que hidratam e fortalecem a pele e os cabelos.

A chia tem propriedades semelhantes, pois possui ômega 3 e é rica em fibras. Ela também traz melhorias para a pele, unhas e saúde do corpo. Assim, em alguns casos os produtos são consumidos de forma conjunta.

 Benefícios do cártamo

O cártamo pode trazer uma série de melhorias na rotina das pessoas e benefícios para a saúde.

Sair da versão mobile