Cavaco de madeira: qual a finalidade e como reaproveitar

Inicio » Agronegócio » Cavaco de madeira: qual a finalidade e como reaproveitar
26/02/2019 Por
Cavaco de madeira: qual a finalidade e como reaproveitar

Cavaco de madeira é utilizado em diversos processos sustentáveis

Conhecido como o “resto”, o cavaco é fruto de uma trituração de madeira e usualmente descartado por quem a utiliza.

Embora seja descartado pela indústria madeireira, o cavaco ganha destino sustentável em empresas envolvidas com a tecnologia no campo.

fábrica produzindo cavaco

O que é cavaco de madeira?

O significado de cavaco é a sobra da madeira em si. No universo dos produtores, o cavaco surge após a trituração da madeira. Enquanto, em muitos casos, essa sobra seja jogada fora, os resto da madeira (geralmente em formato quadricular e de tamanho entre 5 e 50 mm) também pode ser usado como combustível.

Após anos de estudos, foi descoberto seu uso no ramo de energia. Isso porque, além de sua excelente ajuda na redução de CO2, ele também tem a vantagem de ter um baixo custo.

Portanto, é possível ter sucesso no ramo da venda de cavaco de madeira, e os lucros podem ser significativos – dependendo do tipo de material que se explora. Existem três tipos de cavacos  na agricultura – cada um provindo de um determinado campo e com um destino diferente pela sua funcionalidade.

Tipos de cavaco madeira

  • Tipo I

O primeiro tipo é proveniente da trituração de galhos e cascas de árvores, folhas secas ou mesmo árvores inteiras. Por ser um mistura de vários materiais, a umidade do cavaco é maior que 50% o que pode ser uma desvantagem na venda.

O destino mais comum para este tipo para indústrias que produzem caldeiras de médio à grande porte com objetivo de transformar em combustível.

  • Tipo II

O segundo é advindo de processos em serrarias. Contém madeira com imperfeições bem como algumas lascas. A quantidade de umidade que este tipo de cavaco possui é menor de 40%.  Seu destino também é para geração de combustível.

  • Tipo III

O último é fruto de árvores inteiras, destinada apenas para formação de cavaco. Sua formação é de madeira crua, toras sem folhas e o índice de umidade é menor que 30%.

Seu preço no mercado é o mais alto por ser altamente produtiva e seu destino é para produção de combustível que abastece propriedades de grande porte, edifícios comerciais por exemplo.

Cavaco de madeira

Vantagens do cavaco de madeira

As vantagens do uso deste material são das mais variadas, além de ser um eficiente produtor de energia, seu armazenamento é muito prático. Não há necessidade de ser refrigerado ou mesmo armazenado em local fechado, pode ser empilhado ao ar livre.

Pelo prisma comercial, o cavaco possui um baixo custo de mercado e alta produtividade em gerar energia para caldeiras. Muitos produtores investem no material com facilidade.

Além disso, também é um material sustentável, conta com o reaproveitamento de matéria prima que seria descartada e auxilia na redução de CO2.

Cavaco na produção de energia

Muito estudado por ambientalistas, o cavaco de madeira é vantajoso ao meio ambiente por ser uma fonte de energia limpa. Ao substituir os famosos combustíveis fósseis, petróleo por exemplo, reduzem os problemas do aquecimento global demasiadamente.

Uma das suas características mais marcantes é o fato de ser uma fonte renovável e muito barata. Dito isso, o uso do cavaco de madeira comercialmente se mostra além de muito vantajoso, um recurso sustentável.

Agro20 | Portal Vida No Campo