Ícone do site Agro20
Agricultura

Centeio: suas características e benefícios para uma alimentação saudável

Como o centeio tem sido utilizado nas dietas equilibradas

As propriedades do centeio auxiliam tanto a alimentação do homem quanto a dos animais. Seus benefícios são de grande importância para um bom desempenho do organismo e para o equilíbrio alimentar.

Por adaptar-se a ambientes com condições pouco favoráveis, o centeio tem sua produção feita principalmente em estações mais frias e secas. Além disso, ele é plantado em solos com condições mais ácidas que os normais.

O que é centeio?

Centeio é uma espécie de gramínea classificada como cereal. Pertencendo à família Poaceae, o centeio é uma junção de flor com planta e tem parentesco com a cevada e o trigo, possuindo sementes comestíveis. Geralmente é utilizado para a produção de cerveja, pães, ração, vodcas e de farinha de centeio. Também é usado em plantações puras, misturadas, para pasto do gado ou colhido para ser utilizado como palha.

Antigas histórias sobre a origem do centeio relatam que ele surgiu como erva daninha presente nas plantações do trigo e da cevada. Por muito tempo, foi considerado em alguns países como um tipo de alimentação para os pobres. Essa conclusão ocorreu ao perceberem que seu consumo diminuía quando as condições de vida da população aumentavam.

Principais nutrientes do centeio

O centeio é rico em nutrientes que auxiliam o organismo e ajudam quem opta por uma alimentação mais saudável e equilibrada. Os principais são:

Além destes nutrientes, o centeio é fonte de vitamina do complexo B e fibras que auxiliam na prevenção contra resfriados e gripes. Também é importante na estabilização do açúcar no sangue e na eliminação de radicais livres. Seu consumo é contraindicado para celíacos, pois contém glúten.

Benefícios do centeio

Devido a alta concentração de nutrientes, o centeio possui grandes benefícios para o bom funcionamento e desempenho do organismo. Portanto, os principais benefícios do centeio são:

Produção de centeio no Brasil

A produção de centeio no Brasil ocorre principalmente em estações frias, como o inverno, devido sua capacidade de adaptar-se às temperaturas mais baixas e suas propriedades rústicas. Entretanto, a plantação de centeio no país não é feita em grande proporção devido ao crescimento de plantio do trigo.

Dessa forma, sendo utilizado tanto para alimentação humana quanto animal, na agricultura e pecuária, o consumo do centeio traz muitos benefícios. Além disso, seus nutrientes enriquecem os solos através das palhas e raízes, além de afastarem ervas daninhas que prejudicam o plantio.

Sair da versão mobile