Cereais: Brasil é o terceiro maior país exportador global

Inicio » Agricultura » Cereais: Brasil é o terceiro maior país exportador global
02/02/2019 Por
Cereais: Brasil é o terceiro maior país exportador global

O cereais, segundo dados da Organização das Nações Unidas, tiveram produção de aproximadamente 98 milhões de toneladas no Brasil em 2017

A população de todo o mundo gera uma alta demanda por alimentos, e é importante que seja atendida. Porém, com o mercado de cereais estabelecido, muitos produtores se planejam para produzir além da demanda, gerando assim uma sobra enorme de alimentos.

Visto essa alta na produção os grandes níveis de sobra de alimentos, durante o último período foi produzido um número aproximado de 2,5 bilhões de toneladas de cereais, soma muito superior à necessidade mundial, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

Arroz é um dos principais cereais do Brasil

O que são cereais?

Os cereais estão entre os alimentos mais versáteis do mercado. Isso porque eles podem ser consumidos de inúmeras formas e combinados com uma variedade enorme de outros alimentos. Além da versatilidade na alimentação, todos os seus tipos também são reconhecidos por suas propriedades nutricionais, e figuram sempre entre os alimentos mais recomendados em dietas.

Isso porque eles contêm altas concentrações de nutrientes importantes para saúde, como:

  • Carboidratos
  • Proteínas
  • Gorduras
  • Sais Minerais
  • Vitaminas

Principais tipos de cereais

  • Arroz
    Alimento bastante consumido pelo mundo todo, o arroz é um tipo de cereal não maltado.
  • Aveia
    Bastante consumido por quem busca qualidade de vida, a aveia é um dos cereais mais cultivados em solo nacional. A popularização na produção da aveia se deu por conta de o alimento ser adaptável a diferentes tipos de solo.
  • Cevada
    Conhecida por ser um dos principais componentes da cerveja, a cevada também é um tipo de cereal não maltado. Além do seu uso em bebidas alcoólicas, a cevada é importante por suas propriedades nutritivas, podendo ser aproveitada na composição de uma série de outros alimentos.
  • Milho
    Alimento popular em festas juninas, o milho é uma das produções de cereais mais rentáveis de todo o mercado brasileiro.
  • Quinoa
    Assim como boa parte dos cereais integrais, a quinoa é outro alimento extremamente procurado na hora da dieta. Além disso, ele é recomendado para pessoas que são intolerantes a glúten.
  • Soja
    Bastante utilizada por veganos, a soja é um dos alimentos de maior visibilidade na produção de cereais, visto que seu uso pode ser feito de inúmeras formas e agradando a todos os gostos. A China é um dos maiores importadores da soja brasileira, de acordo com dados do Ministério da Agricultura.

Milho é destaque entre os cereais brasileiros

Produção de cereais no Brasil

Firmemente posicionado entre os maiores produtores agrícolas globais, o Brasil não poderia ficar fora das listas de maiores produtores de cereais. E a sua participação, que já era significativa, ficou ainda maior ao longo dos últimos anos. Segundo a ONU, o país está entre os que mais crescem em produção e exportação, seguido por nomes como a China, Índia e Indonésia.

Além disso, a grande competição entre duas potências da produção de cereais (China e Estados Unidos da América) abriu ainda mais espaço para o mercado brasileiro, garantindo seu bom posicionamento na corrida para a liderança na exportação do produto.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo