Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA: o que é e como investir

Inicio » Agronegócio » Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA: o que é e como investir
04/08/2022 Por
Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA: o que é e como investir

O Agronegócio é o motor da economia brasileira, com representatividade de cerca de 27% do PIB brasileiro. Nesse sentido, o mercado financeiro está extremamente aquecido para o segmento, com ótimas opções de ativos.

Dentre os títulos disponíveis no mercado, está em evidência os investimentos em Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA). 

CRA é o ativo de renda fixa com maior rentabilidade, comparando-se aos demais. Além disso, para o investidor pessoa física, os CRAs são isentos de Imposto de Renda e IOF.

O que é CRA?

Em síntese, o CRA é um ativo de renda fixa com a finalidade financiar recursos para o agronegócio, na forma de certificados de recebíveis.

Em termos práticos, imagine a seguinte situação: uma empresa do agro precisa de capital para adquirir tratores para expandir sua lavoura, e, assim, aumentar o seu faturamento. Em razão de não possuir o valor em caixa, contrata uma empresa securitizadora para lhe adiantar um valor. 

O processo é muito parecido com empréstimos de instituições financeiras. Porém, vale destacar algumas diferenças significativas:

A securitizadora realiza o processo para criação de títulos, compostos por créditos que empresas do setor tem a receber. Então, após fazerem uma análise sobre os riscos devedor-produtor rural, transforma as dívidas em títulos negociáveis no mercado de capitais. 

Ao passo que as instituições financeiras, disponibilizam os empréstimos tradicionais. Ou seja, créditos com a cobrança de taxas e juros sobre as operações.

Como investir em CRAs?

Contudo, para investir em CRA, você pode escolher entre duas opções:

  1. Na corretora de valores: facilmente encontrará títulos de CRA, nos diversos segmentos que envolvem o Agronegócio;
  2. Direto na Bolsa de Valores: no mercado de capitais existem opções de fundos de investimentos compostos por CRA. Como, por exemplo, cotas de um FIAgro (Fundos de Investimento em Cadeias Produtivas Agroindustriais).

Portanto, entenda tudo sobre os investimentos em Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA e passe a lucrar no agro, o impulsor da economia brasileira.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo