Chá de erva cidreira é calmante e bom para problemas estomacais

Inicio » Agricultura » Chá de erva cidreira é calmante e bom para problemas estomacais
20/09/2020 Por
Chá de erva cidreira é calmante e bom para problemas estomacais

O consumo de chá de erva cidreira vem no embalo do aumento do consumo de chá no Brasil nos últimos anos. Doce, leve e ótimo para acalmar os nervos, o chá dessa erva é um dos tipos de chá mais populares não só no Brasil como no mundo inteiro. O hábito de tomar essa bebida milenar não é tão forte como na Inglaterra e principalmente na China, mas isso não representa uma má notícia para quem pensa em investir no mercado de chá no Brasil.

Há um amplo mercado a se explorar e com dados animadores: o crescimento do consumo de chá no Brasil nos últimos anos supera a média mundial. Mudanças comportamentais, variedades de produtos e soluções caseiras para amenizar males como o estresse são as causas dessa “descoberta” do brasileiro quanto aos benefícios do consumo da bebida. O chá de erva cidreira, pelos seus efeitos relaxantes e sabor agradável, é um dos mais procurados.

Chá de erva cidreira

O que é chá de erva cidreira?

Chá de erva cidreira é uma bebida derivada da infusão das folhas da erva cidreira, planta medicinal da família da hortelã de nome científico Melissa officinalis.

A planta alcança tamanho que varia de 30 a 60 cm, a depender das condições de solo e luminosidade. O mesmo quanto ao diâmetro de moita, que varia de 40 a 60 cm. As folhas são grandes e ovais, dispostas em caule ramificado a partir da base.

O aspecto das folhas é de verde intenso na face mais próxima ao solo e verde claro na face virada às alturas.

O chá de erva cidreira é conhecido por outros nomes a depender da região do vasto território brasileiro. Alguns desses nomes:

  • Chá de tabuleiro;
  • Erva cidreira brava;
  • Salva brava;
  • Salva limão;
  • Alecrim do campo.

Entre outros nomes.

Benefícios do chá de erva cidreira

É de conhecimento da maioria que um dos benefícios do chá de erva cidreira é o seu efeito relaxante. No entanto, muitos desconhecem os outros benefícios que o consumo dessa famosa bebida proporciona ao organismo humano.

Saiba mais sobre esses benefícios a seguir.

Relaxa

Sim, apenas para ratificar a informação. É comprovado cientificamente que o chá de erva cidreira tem efeito relaxante. Tanto que o óleo essencial da erva é usado em sessões de aromaterapia. É uma boa notícia para quem anda sofrendo muito com estresse, insônia ou ansiedade.

Chá de erva cidreira

Alivia as cólicas e os gases

Para os que estão passando perrengue por causa das cólicas, o chá de erva cidreira é um bom remédio para aliviar o martírio. O efeito relaxante abrange os tecidos do corpo ajudando a diminuir a dor e também os gases. Afinal, corpo mais relaxado é a condição ideal para liberar o excesso de gases causadores de desconforto estomacais.

Diminui os problemas estomacais

Por diminuir o estresse, o chá de erva cidreira evita a indigestão causada por tensão nervosa. Por ser rico em fibras, esse chá colabora para o bom trânsito intestinal, absorvendo os bacilos nocivos no organismo.

Previne câncer e envelhecimento da pele

É rico em antioxidantes, elementos importantes para combater radicais livres, causadores de distúrbios celulares que podem ocasionar enfermidades como câncer e acelerar o envelhecimento da pele.

Diferença entre chá de erva cidreira e chá de capim cidreira

É provável que a esmagadora maioria da população confunda as duas plantas pensando que se tratam da mesma espécie. De fato, pertencem à mesma família, mas são plantas diferentes. Para complicar, além do nome parecido, os efeitos são parecidos, mas não idênticos.

O chá de erva cidreira, como vimos, tem ação relaxante, alivia cólicas, gases, ajuda no trânsito intestinal, previne câncer e envelhecimento da pele.

Já o chá de capim cidreira também tem efeito relaxante e alivia dores de cólica, mas é útil também no combate a doenças no fígado, reumatismo e inflamação nos rins.

O nome científico do capim cidreira é Cymbopogon ciratus. É uma planta cítrica, por isso, também muito conhecida como capim limão.

As folhas do capim cidreira são afiadas, por isso é necessário muito cuidado para cortá-las para não ferir as mãos. As folhas são longas, de tom verde claro e podem alcançar até um metro de altura, diferente da erva cidreira.

Chá de erva cidreira

Chá de erva cidreira emagrece?

O chá de erva cidreira emagrece mesmo? Muitos procuram esse chá com o objetivo de perder peso na balança, no entanto, a infusão das folhas dessa erva é realmente eficaz para atingir esse propósito?

Ajuda, mas não como muitos pensam.

Não tem propriedades que queimam calorias naturalmente e nem se trata de ter baixíssimas calorias, pois de fato tem, mas seu principal benefício para vencer a batalha da balança são os efeitos sedativos.

Como é útil para combater a ansiedade, o chá de erva cidreira ajuda na perda de peso ou no ato de evitar ganho de mais peso ao impedir que a pessoa tente aplacar a ansiedade devorando o que estiver pela frente.

Portanto, o chá de erva cidreira é um instrumento, um auxiliar na luta da perda de peso, mas não faz tudo sozinho. Se não conciliar força de vontade, alimentação balanceada e exercícios físicos, apenas consumir o chá de pouco adiantará para a sua meta.

Mercado de chá no Brasil

Para quem pensa em investir na produção e comercialização de chá no Brasil, o momento do mercado é promissor, pois se acumulam vários anos seguidos de alta no consumo da bebida, superando a média mundial que se mantém estagnada.

Colocando esse crescimento em números, o consumo de chá no Brasil cresce 24% ao ano. A média mundial, por exemplo, está em 9%, segundo dados da consultoria Euromonitor.

Franquias como a Tea Shop confirmam essa alta, registrando crescimento que superam 40% ao ano.

Esse panorama se explica pela preocupação crescente do brasileiro com consumo de alimentação saudável e a oferta de diversas formas de consumo de chá, seja na forma de pó pronto, chá em cápsulas, em sachês, gelados ou quentes.

Além disso, também contribui para o aumento do consumo de chá a oferta de diversos e novos sabores que se valem da mistura de elementos para inovar, como é o caso de chá verde com hortelã, mix de laranja, maçã, camomila e rosa silvestre, capim cidreira, hibisco, chá de erva cidreira com limão, entre outros.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo