Chapada tem importância turística e para o meio ambiente

Inicio » Meio Ambiente » Chapada tem importância turística e para o meio ambiente
20/02/2019 Por
Chapada tem importância turística e para o meio ambiente

A chapada movimenta a economia e é de extrema importância para o meio ambiente

As chapadas são lugares extremamente populares no país, uma vez que a sua enorme altitude e suas belas vistas fazem com que o local atraia turistas de todo o mundo.

No Brasil, as chapadas ficam localizadas principalmente na região norte e nordeste. Além disso, essas regiões do país são conhecidas por serem ricas em fauna, flora e outros recursos naturais.

chapada brasileira

O que é chapada?

A grosso modo, chapadas são lugares extremamente altos e de superfície plana. Geralmente, ambientes dessa característica tem mais de 600 metros de altura. Por serem regiões de alta preservação ambiental, os locais que possuem chapadas costumam criar parques nacionais para a preservação do meio ambiente.

Todavia, é necessário cuidado ao frequentar as chapadas, pois o perigo é eminente – podendo levar a morte. A Chapada dos Veadeiros, por exemplo, já teve registros de acidentes durante trilhas e outros esportes que são praticados no local.

Por conta disso é importante estar acompanhado de guias turísticos durante a viagem, pois além de aproveitar 100% da viagem, também estará livre dos perigos que poderia enfrentar caso fosse conhecer sozinho os ambientes.

Chapadas no Brasil

O Brasil é repleto de opções desse tipo para quem busca ficar em contato com a natureza e apreciar belas vistas. Dentre as principais chapadas brasileiras estão:

  • Diamantina: é considerada a maior do Brasil. Fica localizada na Bahia, no nordeste brasileiro.
  • Guimarães: atrai turistas de todas as regiões do país. Além disso, o local é de fácil acesso para os turistas, pois possui uma estrada que permite andar muito pouco a pé.
  • Veadeiros: essa chapada é mundialmente conhecida pelos fenômenos que acontecem por lá. Pessoas de todo o mundo procuram por essa chapada na expectativa de encontrar OVNIS. Veadeiros fica localizada na região de Goiás.
  • Mesas: recém descoberta pelo resto dos brasileiros, essa chapada já era bastante conhecida pelos moradores de Tocantins. Suas trilhas e cachoeiras a tornaram popular ao resto do país.
  • Guarani: chapada conhecida pelos moradores de São Paulo, por ser uma das mais próximas da capital.
  • Parecis: assim como veadeiros, a chapada também fica localizada no Mato Grosso. Localizada próximo a Bolívia, essa chapada também é conhecida por suas cachoeiras.

chapada brasileira

Locais que tenham a presença de chapadas também pode ser importante para a economia local, uma vez que bares e restaurantes podem ser uma grande opção para iniciar um negócio de sucesso na região.

Além da linda paisagem para os turistas conhecerem, as chapadas podem ser ótima opção para o rentabilidade do local, uma vez que guias turísticos, bares e restaurantes próximos ao local podem crescer com a alta visita.

Por serem locais reservados ao meio ambiente, é proibido que haja depredação dele nas regiões de chapada. O solo que é impermeável precisa dessas plantas para absorver água a terra em dias chuvosos. Assim fazendo o processo de hidratação da terra. Pois caso as plantas sejam arrancadas, a hidratação não irá acontecer e, por consequência disso ocorrerá a erosão.

Por fim, cuidar da chapada não está apenas relacionado a desmatamentos ou de moradores da região. Lixos no chão jogados por turistas, por exemplo, podem contribuir para a depredação do local.

Agro20 | Portal Vida No Campo