Ciclame é uma planta muito utilizada na decoração

Inicio » Agricultura » Ciclame é uma planta muito utilizada na decoração
08/08/2020 Por
Ciclame é uma planta muito utilizada na decoração

O ciclame é uma espécie ornamental de origem europeia adaptada aos climas tropical e subtropical

A planta Cyclamen persicum, ou ciclame, como é conhecida, é uma planta de decoração cultivada em vasos à meia sombra. Elas são apreciadas por suas folhagens e flores para embelezamento de espaços e paisagismo.

O ciclame possui características peculiares. Nos próximos parágrafos, você poderá conferir mais detalhes a seu respeito.

ciclame

O que é ciclame?

Ciclame é uma planta tuberculosa, ou seja, os seus brotos têm origem em uma “batata” (bulbo), o qual disponibiliza reserva suficiente de amido, sob condições adequadas de umidade, para desenvolvimento das raízes, caules e folhas.

Trata-se de uma planta com ciclo de vida longo, perene. Deste modo, a planta ciclame sobrevive a pelo ao menos dois períodos sazonais, sendo uma das plantas comumente encontradas em jardins.

O ciclame flor possui as pétalas invertidas, mudando de cor e outros aspectos conforme as suas variedades. Em contrapartida, as folhas da planta possuem cores verdes, porém, com coloração desuniforme, remetendo a uma aparência desbotada.

A flor ciclame

Brancas ou vermelhas, rosas ou roxas, não importa a cor, a flor chama a atenção por lembrar asas de borboletas em suas pétalas.

Existem algumas variedades com diferentes aspectos, dentre eles a folha modificada da flor pode ser crespa nas pontas ou lisa.

São plantas que florescem em dias curtos, ou seja, durante o inverno, logo, são perfeitas para decoração de ambientes internos.

A flor do ciclame rosa pode ainda ter cores brancas mescladas devido à reprodução entre diferentes variedades.

ciclame

Como plantar ciclame?

É importante considerar alguns aspectos sobre o cultivo de flores com o objetivo ornamental  a fim de ter orientações de como cuidar de ciclame. Veja só:

  • Água: quando plantada, essa flor precisa que o seu bulbo seja enterrado ao mesmo nível do solo. Durante esse período de germinação é preciso fornecer um pouco mais de quantidade de água em relação à planta já desenvolvida. Deste modo, mantenha a umidade do solo de modo que ele não fique encharcado. O solo também precisa ser bem drenado para que o bulbo não sofra a ação de mofo ou bactérias que levam ao apodrecimento;
  • O solo precisa ter grande quantidade em proporções de matéria orgânica;
  • A planta não necessita de poda, pois é arbustiva e de porte pequeno e médio, então devem ser apenas retirados galhos e folhas secas;
  • Não é recomendado deixá-la exposta diretamente ao sol. A planta prefere ambientes à sombra de outras árvores;
  • É indicado para o cultivo dessa flor a adubação com adubos orgânicos líquidos distribuídos no solo.

ciclame

Você conhece o mini ciclame?

O mini ciclame é basicamente a mesma planta em proporções menores. Esta é uma flor bastante comercializada no Brasil, justamente por ser uma planta capaz de produzir flores o ano todo. Ela deve ser mudada de vaso conforme o período de hibernação, pois a tendência é que ele continue crescendo.

Os cuidados com o mini ciclame são os mesmos da flor normal, visto que apenas o tamanho varia, porém, o charme e a delicadeza da flor são ainda maiores.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo