Cisalhamento causa deformações pelo contato em diferentes intensidades

Inicio » Meio Ambiente » Cisalhamento causa deformações pelo contato em diferentes intensidades
25/02/2019 Por
Cisalhamento causa deformações pelo contato em diferentes intensidades

A ação do cisalhamento é o resultado de grandes esforços que geram deformações

O termo cisalhamento está ligado à propriedades físicas resultantes de ações em corpos ou objetos.

O cisalhamento impacta em diversos âmbitos da sociedade e do meio ambiente, incluindo o mundo do agronegócio e os seus desdobramentos.

Cisalhamento em concreto

O que é cisalhamento?

O cisalhamento é um termo físico que trata sobre o fenômeno de objetos tendem à sofrer alterações quando estão sujeitos a um determinado tipo de contato. É também é chamado de ato de cisalhar e, em outras palavras, é responsável por causar deformações em superfícies quando a tensão é provocada.

No universo da física, este ato tem o nome de força de cisalhamento ou mesmo tensão de cisalhamento. Esta tensão é baseada na produção de forças que têm direcionamento oposto.

Um exemplo simples do dia a dia em que se pode observar as forças cisalhares em ação é na tesoura. Suas lâminas articuladas agem na direção contrária e, assim, geram força para que o corte seja feito. Este termo também é conhecido no mundo agro, o chamado cisalhamento do solo, e está diretamente relacionado à ação de placas tectônicas.

Tensão de cisalhamento

A tensão de cisalhamento é um processo físico responsável pela geração de uma ação na qual forma uma tensão a partir de forças que são aplicadas no mesmo sentido ou no oposto – mas com diferentes tipos de intensidade. Em outras palavras, nas duas direções em que a força é aplicada, há o resultado de cisalhamento.

Um exemplo muito comum em que a tensão de cisalhamento está presente é na tensão de corte. O elemento submetido a esta ação sofre alterações, mesmo se a força aplicada for pequena.

Pode se dizer que esta atividade provocada pela tensão de corte é mesmo feita pelas tesouras. O objeto realiza uma força no mesmo sentido para que seja possível cortar objetos.

Cisalhamento do solo

No âmbito geológico, o cisalhamento está presente na deformação do solo, ou seja, uma ruptura nas placas tectônicas. Este fenômeno é um dos responsáveis pelos terremotos, pois sua ação é muito forte e causa deslocamento de terra. A região no mundo onde esta ação está mais presente é o Japão. Este fenômeno acontece pois o país está localizado entre três placas tectônicas.

Além disso, outro caso comum de cisalhamento de solo é a deformação do asfalto. As ações decorrentes da cisalha estão presentes em rupturas de encostas, vales e barragens, entre outras ações.

Cisalhamento na indústria

No mercado produtor, principalmente de produtos feitos à partir de folhas metal, o método de cisalhar é usado em tesouras mecânicas. Esta ferramenta serve para o corte de rolos, cartões, folhas ou qualquer tipo de material feito de metal.

cisalhamento em viga

Cisalhamento em vigas

O cisalhamento em vigas é a flexão da viga a partir de forças cortantes, ou seja, ocorre uma dilatação do concreto. Esta ação resulta nos conhecidos buracos nas estradas. Este fenômeno acontece pois as vigas de concreto estão amarradas por um único vão e são forçadas a um carregamento progressivo, ou seja, contínuo.

A presença de forças cortantes – que são responsáveis pelo dilatamento das vigas – acontece no momento em que há uma tensão nestas vigas. Esta ação é variável de acordo com o tamanho da peça e a estrutura em que a força será aplicada.

Em suma, a ação de cisalhamento se demonstra curiosa pelos fenômenos que ocasiona, e pode ser bastante perigosa – tanto por seus efeitos em estruturas naturais como nas artificiais.

Agro20 | Portal Vida No Campo