Cocamar surgiu como Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas

Inicio » Agronegócio » Cocamar surgiu como Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas
13/08/2019 Por
Cocamar surgiu como Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas

Uma sigla que virou marca de sucesso, a Cocamar ainda garante grande empatia junto a consumidores e parceiros

Assim como outros exemplos de sucesso do nosso agronegócio, a Cocamar é uma companhia consagrada na mesa dos brasileiros e no mercado internacional. Por meio de suas iniciativas pioneiras e a inovação nas mais diversas áreas, ela transcendeu sua identificação regional.

Cobrindo todo o território nacional, hoje a Cocamar é a cooperativa que atende os mais diferentes mercados, entregando produtos de alta qualidade. Além da satisfação de consumidores, a empresa de Maringá é um exemplo para empresários que visam muito mais reconhecimento e premiações, pois o prestígio internacional também vem de trabalho e boa administração.

Cocamar

O que é Cocamar?

Cocamar é uma cooperativa agroindustrial fundada no ano de 1963, na cidade paranaense de Maringá. Em princípio, a empresa tinha dezenas de fundadores produtores de café, visando organizar uma produção local para beneficiamento do produto.

Entretanto, o tempo passou e a cooperativa cresceu e se diversificou. Hoje, portanto, a cooperativa de cafeicultores e agropecuaristas tem presença em diversos municípios.

São mais de oitenta unidades nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, abrangendo quinze mil associados atuantes na produção de insumos como:

  • Milho;
  • Café;
  • Trigo;
  • Laranja;
  • Soja.

A história da Cocamar

A origem da Cocamar vem de uma cooperativa de cafeicultores e agropecuaristas criada em Maringá nos anos 1960. Nesta época, a meta era apenas otimizar e organizar a safra. Entretanto, ela começou a diversificar os negócios com algodão, laranja, soja e uma linha de produtos como bebidas e condimentos.

Devido ao seu crescimento, o grande impulso veio recentemente com a profissionalização total da gestão. No ano de 2015, foi criado um plano estratégico de cinco anos, visando o crescimento empresarial.

Quando a Cocamar Cooperativa Agroindustrial definiu esse planejamento, o faturamento era de três bilhões de reais. Como resultado, dois anos depois, o Grupo faturou quase quatro bilhões.

Diferenciais do sistema de cooperativa Cocamar

Como essência de todo cooperativismo, o modelo segue as leis de responsabilidade social, ou seja, ela representa a união de trabalhadores movidos pelos mesmos ideais. Dessa forma, os esforços são unidos para que, no final, dividam todos os resultados.

Mais do que a realidade, a cooperativa de milhares de associados não deixa nenhum parceiro sem contar com a segurança promovida pelo sistema.

Cocamar

Conheça, em seguida, os diferenciais desse sistema de gestão:

  • O retorno dos resultados permanece regional;
  • Organização de toda a produção e assistência técnica e insumos;
  • Assessoria comercial e parâmetros mercadológicos;
  • Transferência de tecnologia e conhecimento;
  • Infraestrutura localizada e estratégica o ano inteiro;
  • Estabiliza preços agrícolas e agrega valores;
  • Ajuda a eliminar e reduzir os prejuízos no campo;
  • Armazena e comercializa toda a produção com segurança total;
  • Busca a viabilização econômica da região e de seus cooperados;
  • Exerce todas as suas responsabilidades sociais;
  • Representa os produtores politicamente.

A linha de produtos Cocamar

A Cocamar conta com uma linha extensa de produtos para consumo, presentes no cotidiano de pessoas para surpreender e inovar. Assim sendo, a procedência e tradição da empresa garantiram o desenvolvimento de diversas linhas e categorias, em conjunto com um amplo parque industrial.

Desde a categoria de produtos de limpeza aos cafés, o importante é vir de matéria-prima de qualidade. Só para exemplificar, o óleo de soja é um sucesso de vendas pelo custo-benefício que ele traz para a casa dos brasileiros.

A marca “Made in Roça”

Mesmo com uma extensa linha de produtos, a novidade mais recente é a marca Made in Roça, que tem a proposta de agregar valor e é inspirada na força da empresa, ou seja, em cada um dos seus quinze mil cooperados.

Ainda assim, o conceito remete ao estilo de vida do campo e da simplicidade, enquanto se mantém conectada à modernidade de hoje. Sendo assim, ela interliga cidade e roça em um mesmo mundo. Em suma, a Made in Roça compartilha as raízes da cooperativa com cada consumidor brasileiro.

Na sua composição de marca, existem três sabores de maionese e até uma boutique Roça Raiz. Ela apresenta produtos Cocamar ligados a essa essência, tais como jaquetas, camisas, chapéus, bonés e botinas.

Os produtos Suavit

A marca Suavit é composta por uma linha de molhos, maioneses e óleos especiais. Esses óleos são direcionados para o consumidor gourmet, ávido por ingredientes diversificados. Ao mesmo tempo, eles são ideais para saladas.

No caso dos molhos e da maionese Suavit, o diferencial fica por conta da versatilidade e leveza, trazendo sofisticação e praticidade à mesa dos brasileiros.

Por outro lado, a mostarda e o catchup combinam com lanches ou pratos mais elaborados, mesmo que a proposta seja um simples petisco a qualquer hora.

O café Maringá da Cocamar

Assim como suas raízes e a importância dos grãos, o Café Maringá da Cocamar homenageia o Estado com inspiração na história e tradição do Paraná. Ele é encorpado e extraforte, assim como manda a tradição dos aromas e sabores intensos.

Cocamar, uma das mais fortes do agronegócio

Grande destaque dentro agronegócio brasileiro moderno, a cooperativa ainda é uma das cinquenta estrelas de um seleto clube por causa de sua presença entre as maiores e mais relevantes companhias relacionadas ao setor ao nível nacional.

Cocamar

De acordo com a publicação Forbes Brasil, assim como as onze cooperativas agropecuárias do Paraná, a Cocamar foi reconhecida pelas suas realizações e aquisições. Essa lista de companhias de renome ainda apresenta importância decisiva para elevar o Brasil ao nível de uma potência agrícola internacional.

Ainda segundo a Forbes Brasil, em cerca de trinta anos, o agronegócio do Brasil deve crescer entre três e cinco vezes em comparação com os grandes concorrentes do mundo. Dessa maneira, ainda podemos acabar consolidando, de uma vez por todas, nosso país como o grande celeiro do mundo que ele sempre foi.

Para engrandecer ainda mais as empresas do setor do agronegócio, o Brasil ainda não sentiu uma recessão mais severa. O agronegócio tem conseguido manter a economia aquecida graças ao empenho e trabalho de empresas como a Cocamar, que merece ter sua história conhecida e, claro, reconhecida por todos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo