Você sabe como fazer feijão tropeiro? Qual a história do prato?

Inicio » Agronegócio » Você sabe como fazer feijão tropeiro? Qual a história do prato?
04/10/2020 Por
Você sabe como fazer feijão tropeiro? Qual a história do prato?

Tão típico e tradicional da culinária brasileira quanto a feijoada, está o conhecido feijão tropeiro. Mas você sabe como fazer feijão tropeiro? Esse prato é um clássico da gastronomia de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, mas nem todo mundo já teve o prazer de experimentá-lo.

Se você é uma dessas pessoas, ou experimentou e não sabe como fazer feijão tropeiro, venha conosco! Aqui nós ensinamos um pouco mais da história rica desse prato, além de uma receita simples e imperdível!

como fazer feijão tropeiro

O que é feijão tropeiro?

Feijão tropeiro é uma receita típica da culinária goiana, mineira e paulista, desse modo, estando associado à gastronomia local dos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. O nome “tropeiro”, que leva o prato, faz referência a uma atividade do comércio, nascida no século dezessete, que tinha como objetivo integrar, sobretudo, os povoados pertencentes às regiões do Centro Oeste e Sudeste do Brasil.

Mas você sabe como fazer feijão tropeiro? Em suma, o prato é uma composição que leva uma mistura de farinha de mandioca com feijão, além de torresmo, cebola, alho, ovo, linguiça e demais temperos. Conheça mais da história desse prato e descubra como fazer feijão tropeiro na sua casa!

História do feijão tropeiro

De fato, lombos de burros e tropas de cavalos eram responsáveis por transportar uma variedade de mercadorias desde a era colonial do Brasil. Assim, os indivíduos que assumiam a função de guias desses animais eram popularmente conhecidos como “tropeiros”. Os tropeiros continuaram a conduzir o gado, atravessando parte dos estados de Minas Gerais e São Paulo, até meados do século vinte.

Desse modo, não é difícil imaginar que o nome do feijão tenha a ver com a dieta dos tropeiros da época. Isto é, entre os alimentos mais consumidos entre esses trabalhados estavam o coité, o fubá, o café, a pimenta do reino, a farinha, o feijão e o toucinho. Nas paradas, por exemplo, os tropeiros se alimentavam de feijão ralo com pedaços de toucinho e carne de sol, servido tipicamente com couve e farofa.

Assim sendo, a farinha da mandioca, misturada ao feijão e demais ingredientes, se consagrou como um prato clássico no cardápio diário desses trabalhadores, dando origem ao hoje conhecidíssimo e apreciado feijão tropeiro.

As bebidas alcoólicas que hoje acompanham o feijão tropeiro, por outro lado, não eram um acompanhamento regular na época. Afinal, só eram permitidas em dias de temperaturas muito baixas ou em situações especiais. Por exemplo, para remediar as picadas de inseto e evitar as terríveis constipações, os tropeiros costumavam beber um pouco de aguardente.

como fazer feijão tropeiro

Receita de feijão tropeiro

Mas você deve estar curioso mesmo para descobrir como fazer feijão tropeiro, certo? Aqui você aprenderá como fazer feijão tropeiro mineiro do tipo mais tradicional, aquele que leva em sua receita bacon e calabresa.

Sem dúvida, saber como fazer feijão tropeiro é indispensável para quem gosta de preparar receitas saborosas e com personalidade na cozinha. Afinal de contas, este preparo com feijão não é nada menos do que um clássico da culinária do Brasil.

Embora seja um prato típico de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, está presente em todo o país. E em cada cantinho brasileiro existe um modo diferente e peculiar de preparar essa receita capaz de agradar aos mais diversos e exigentes paladares!

De fato, saber como fazer feijão tropeiro pode salvá-lo em uma situação onde precisa cozinhar para uma variedade de paladares, como em almoços entre familiares e amigos. Não há quem não goste da receita, que pode ser tão apetitosa, típica e popular quanto a amada feijoada brasileira.

Para tanto, aqui você aprenderá como fazer feijão tropeiro de um modo super simples e tipicamente mineiro. Assim sendo, se você nunca experimentou esse prato nacional, mas morre de vontade de provar, pega o bloquinho e anota todos esses ingredientes a seguir!

Aqui, você aprenderá o passo a passo de como preparar essa receita ao mesmo tempo simples e deliciosa de feijão tropeiro mineirinho!

De fato, essa receita de feijão tropeiro leva somente calabresa e bacon. No entanto, aqueles que desejarem incrementar o sabor e deixar esse prato ainda mais convidativo, podem adicionar carne seca desfiada.

Além disso, para quem prefere não incluir a adição de produtos de origem animal, é recomendado caprichar nos temperos, para aroma e sabor, além dos acompanhamentos, como feijão tropeiro com couve.

Feijão tropeiro mineiro

Agora chega de enrolação e confira a seguir os ingredientes para essa receita surpreendente e maravilhosa da nossa culinária típica.

como fazer feijão tropeiro

Ingredientes

  • 500 gramas de feijão do tipo carioca;
  • Aproximadamente dois litros de água;
  • 200 gramas de bacon picadinho;
  • 2 folhas do louro;
  • 2 cebolas picadas (grandes);
  • 5 dentes de alho bem amassados;
  • 350 gramas de linguiça calabresa picadinha e defumada;
  • Meia dúzia de ovos;
  • Um fio de óleo ou de azeite;
  • Farinha de mandioca (3/4 de uma xícara de chá);
  • Cebolinha, salsinha e demais temperos a gosto.

Passo a passo

  1. Antes de você começar a fazer, coloque os grãos de molho em uma tigela contendo somente água por aproximadamente três horas;
  2. Passado esse tempo, retire a água da tigela e leve os grãos de feijão para uma panela de pressão;
  3. Cubra as leguminosas com água, com cerca de dois dedos acima da margem dos grãos;
  4. Acrescente as folhas do louro e cubra a panela com a tampa, levando ao fogo alto;
  5. Quando a panela iniciar a pressão, conte vinte minutos de cozimento;
  6. Uma dica importante é cessar o cozimento quando o ponto do feijão estiver al dente, o ideal para a receita;
  7. Em seguida, tire a panela do fogo, aguarde até sair a pressão e use uma peneira para coar o feijão. Reserve;
  8. Em uma frigideira ou panela grande, refogue até dourar a calabresa e o bacon. Reserve;
  9. Em uma frigideira contendo um fio de óleo ou azeite, coloque a dúzia de ovos e mexa até que o ponto esteja cozido. Reserve;
  10. Na sequência, doure alho e cebola, adicionando a calabresa e o bacon refogados, junto ao sal e os ovos mexidos;
  11. Refogue mais um pouquinho, agora tudo junto, e vá adicionando a farinha aos poucos;
  12. Para finalizar a receita, salpique um pouco de salsinha e sirva.

Agora você sabe como fazer feijão tropeiro da maneira mais simples e saborosa. Aproveite!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo