Saiba como plantar kiwi e conheça as melhores práticas do cultivo

Inicio » Agricultura » Saiba como plantar kiwi e conheça as melhores práticas do cultivo
10/07/2020 Por
Saiba como plantar kiwi e conheça as melhores práticas do cultivo

Descubra, através de passos simples, como plantar kiwi, uma fruta com diversos benefícios nutricionais

O kiwi é uma fruta deliciosa e saudável. Só para você ter uma ideia, dois kiwis têm mais que o dobro da quantidade diária recomendada de vitamina C. Portanto, saber como plantar kiwi é uma dúvida comum.

Mas esse é um percurso que envolve alguns desafios, que vai desde a questão básica de como plantar kiwi aos cuidados com o fruto. É sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Como plantar kiwi

O que é kiwi?

Kiwi é uma fruta repleta de nutrientes, de pele em tons de bege e interior verde.

Você pode começar o processo de plantar kiwi comprando sementes ou aproveitando as sementes existentes da fruta consumida. Contudo, é necessário sempre pesquisar sobre como plantar kiwi para não gerar prejuízos e frustrações.

Produção de kiwi no Brasil

Antes de adentrarmos em mais detalhes sobre como plantar kiwi, é interessante compreender a história da fruta no Brasil.

O kiwi pisou pela primeira vez em solo brasileiro em 1971. No entanto, o interesse pela cultura do kiwi começou a despontar na década de 1980, devido aos preços atrativos da fruta nos mercados.

A primeira colheita de kiwi, no entanto, ocorreu no Rio Grande do Sul, em 1989. Inclusive, muitos pesquisadores acreditam que a cultura de kiwi no Rio Grande do Sul esbanja um grande potencial de crescimento.

No entanto, há uma barreira: profissionais capacitados para realizar o plantio.

Entretanto, em 2019, mais de 26 mil toneladas de kiwi foram comercializadas.

Para você ter uma ideia de mercado, ao unir Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, temos uma representatividade de 80% da produção nacional de kiwi. Uma das principais razões para este índice é que a fruta necessita do frio para se desenvolver.

Como plantar kiwi?

Cultivar o kiwi não é uma tarefa complicada, mas exige tempo e paciência, afinal, levará entre 3 a 5 anos para que você possa se deliciar com a primeira mordida na fruta.

Vamos começar pela primeira etapa: as sementes. Estas podem ser compradas ou encontradas dentro da própria fruta.

Existem centenas de sementes no kiwi e cada uma delas é uma nova planta em potencial. É importante ressaltar que um pé de kiwi pode chegar a produzir mais de 200 frutas!

Para que esse caminho seja bem-sucedido, separamos as principais etapas de como plantar kiwi passo a passo:

  1. Retire as sementes da fruta;
  2. Lave as sementes em uma peneira, com água da torneira;
  3. Em seguida, seque-as com um papel toalha;
  4. Coloque as sementes em um Ziploc de plástico, na geladeira;
  5. Verifique as sementes diariamente até que elas comecem a brotar, que pode ser entre 7 a 20 dias, após o processo de retirada e limpeza;
  6. Após brotadas, rasgue o papel toalha em pedaços pequenos e plante algumas sementes em bandejas de germinação, onde a terra deve estar devidamente preparada;
  7. Quando as sementes estiverem com 10cm de altura, é indicado transferi-las para um vaso.

Como plantar kiwi

Dicas essenciais de como plantar kiwi

Para que sua plantação de kiwi seja cultivada com sucesso, é preciso compreender um pouco mais sobre as necessidades desta fruta saborosa.

Por isso, separamos as principais dicas de como plantar kiwi. São elas:

  • O kiwi prefere um solo levemente ácido, bem drenado e rico em matéria orgânica. Para tal, basta utilizar alguns elementos como borra de café, farinha de osso e cinzas;
  • É indicado amarrar as hastes à medida que crescem;
  • O kiwi exige cuidado redobrado em climas quentes e secos, portanto, regue a planta com frequência;
  • As plantas devem ser podadas no inverno e de duas a três vezes durante o verão.

Cuidados com a plantação de kiwi

Agora que você sabe como plantar kiwi, é importante estar atento a alguns cuidados relacionados ao seu cultivo, como:

  • Ao podar o kiwi adequadamente, você ensina a planta a crescer como um arbusto;
  • É importante fertilizar as plantas antes do começo do crescimento e mais duas vezes durante a primeira metade da estação;
  • Você deve colher o kiwi quando estiver maduro, mas não muito. Afinal, eles costumam amadurecer fora da planta.

Os benefícios do kiwi

O kiwi oferece nutrientes essenciais para o organismo de muitas formas. Por exemplo: as sementes são comestíveis e cheias de vitaminas vitais para o corpo.

Elas fornecem ômega-3 em pequena quantidade. Caso não saiba, o ômega-3 faz parte da “gorduras boas”, que são essenciais para saúde do cérebro e do coração.

Aliás, há diversos alimentos que auxiliam nessa função, como a castanha de baru que ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Além disso, a semente também proporciona uma boa quantidade de fibras – aproximadamente 8% do valor diário recomendado. Portanto, a polpa de kiwi também é uma ótima forma de garantir esses nutrientes.

No entanto, você pode dobrar a quantidade desses nutrientes ao comer a pele do kiwi. Basta não descascar ou morder o kiwi como se fosse uma maçã.

Mas, caso você sinta dificuldade com os métodos citados acima, também há a possibilidade de jogar a fruta no liquidificador. Já a receita, fica ao seu critério.

Outro ponto importante da ingestão da semente do kiwi é o seu teor de proteínas e antioxidantes. Em especial, na forma de vitamina E.

Como plantar kiwi

Devo ingerir a pele do kiwi?

Não há mal algum em ingerir a pele do kiwi – pelo contrário, é ótimo para saúde. No entanto, muitas pessoas acham a textura estranha, o que a faz ser menos convidativa para o paladar. Mas a verdade é que a pele do kiwi oferece muitos benefícios à saúde.

A pele de kiwi acrescenta fibras solúveis e insolúveis – um item considerado raro para uma fruta. Quando a fibra solúvel é ingerida regularmente, ela reduz o risco de doenças cardiovasculares e níveis de colesterol.

Já a fibra insolúvel é capaz de reduzir o risco cardiovascular, assim como a progressão de doenças cardiovasculares em grupos de risco.

Além disso, a ingestão da pele do kiwi oferece 34% de folato e 32% a mais de vitaminas.

Então, se interessou pelo conteúdo? Confira mais informações relacionadas à fruta e como plantar kiwi no portal Agro 2.0. Além disso, há matérias sobre todos os nichos relacionados ao agronegócio. Boa leitura!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo