Ícone do site Agro20
Investimentos

Como uma empresa é listada na Bolsa de Valores?

Entender como uma empresa é listada na Bolsa de Valores é muito útil para qualquer um que esteja interessado em investir em ações. O processo de listagem é chamado de IPO, sigla para Oferta Pública Inicial, em inglês, “Initial Public Offering“. Sendo assim, é quando uma empresa vende suas ações ao público pela primeira vez.

O que é IPO?

Para começar, o IPO é uma forma de uma empresa levantar dinheiro. Quando uma empresa precisa de mais dinheiro para expandir seus negócios, ela pode optar por se tornar uma empresa de capital aberto. Isso significa que ela venderá uma parte de sua propriedade na forma de ações.

Como fazer a empresa ser listada?

O primeiro passo para a listagem na bolsa é a escolha de um banco de investimento, que irá conduzir todo o processo. Esse banco será responsável por avaliar o valor da empresa e dar o preço inicial de suas ações.

Depois disso, a empresa e o banco preparam um documento chamado prospecto. O prospecto é uma espécie de relatório que descreve o negócio da empresa, sua saúde financeira e como o dinheiro arrecadado com o IPO será usado. Logo, esse documento é muito importante para os futuros investidores, pois nele encontram-se todas as informações para decidirem se vale a pena ou não investir naquela empresa.

Após a preparação do prospecto, a empresa passa por um período de silêncio, conhecido como “quiet period“. Durante esse tempo, a empresa e seus representantes não podem fazer declarações públicas sobre o IPO para não influenciar o mercado.

Desse modo, enquanto a empresa está em silêncio, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil, ou a Securities and Exchange Commission (SEC) nos Estados Unidos, revisa o prospecto. Se a CVM ou a SEC aprovar o documento, a empresa poderá prosseguir com o IPO.

A próxima etapa é a “roadshow“. Nesse momento, os executivos da empresa e os banqueiros de investimento viajam para apresentar a possíveis investidores. O objetivo é gerar interesse e convencer esses investidores a comprar ações quando o IPO ocorrer.

Momento do IPO

Finalmente, chega o dia do IPO. Então, vendem-se as ações ao público pela primeira vez. O preço delas pode subir ou descer, vai de acordo como os investidores percebem o valor da empresa. Além disso, o que arrecadar de fundos com a venda de ações vão para a empresa e usam para os fins descritos no prospecto.

Após o IPO, a empresa deve continuar a cumprir uma série de requisitos regulatórios, incluindo a divulgação regular de suas finanças e informações que possam afetar o preço.

Sendo assim, um IPO é um grande passo para uma empresa. Isso porque oferece a chance de arrecadar dinheiro, mas também vem com muitas responsabilidades e regulamentos. Para os investidores, ele oferece um modo de participar do crescimento e do sucesso de uma companhia.

A decisão de uma empresa de se tornar pública através de um IPO é estratégica e envolve muitos fatores. Por um lado, a venda de ações ao público pode trazer recursos que podem ser usados para investir no crescimento e expansão da empresa. Porém, tornar-se uma empresa pública também vem com uma série de obrigações adicionais.

Obrigações de uma empresa

Primeiramente, as empresas de capital aberto devem seguir ordens rigorosas. Dessa forma, elas devem divulgar informações financeiras sempre e estão sujeitas à fiscalização dos órgãos reguladores. Esta transparência, então, pode ser benéfica para os investidores, mas também pode colocar pressão sobre a empresa.

Além disso, quando uma empresa se torna pública, os donos originais muitas vezes perdem algum controle sobre a empresa. Enfim, as decisões estratégicas agora precisam considerar os interesses dos acionistas.

Sair da versão mobile