Condimento: saiba o que é e como incluí-lo na sua alimentação

Inicio » Agricultura » Condimento: saiba o que é e como incluí-lo na sua alimentação

Seu uso correto no preparo de alimentos faz toda a diferença no prato e pode trazer inúmeros benefícios

26/02/2019 Por
Foto: condimento
Condimento: saiba o que é e como incluí-lo na sua alimentação

Condimento pode ser aliado da alimentação saudável

Eles são muitos e o uso depende diretamente da combinação com os alimentos. Ricos em princípios aromáticos, as variedades de condimento podem ser combinadas e trazer gostos e sensações únicas a quem os utiliza na hora de cozinhar.

Embora seja conhecido e muitas vezes já utilizado no dia a dia, o que poucos sabem é que o condimento também pode ser um grande aliado de uma alimentação saudável. Cada uma de suas variedades possui características únicas para o nosso organismo, podendo auxiliar em todo seu funcionamento.

O que é condimento?

Pratos com diversos tipos de condimento.

Com sua grande maioria originária das regiões tropicais do Oriente, os condimentos são temperos utilizados para realçar o sabor dos alimentos que comemos ou, em alguns casos, dar a eles um novo gosto. Por isso, melhoram não só o sabor como também o aroma e a aparência dos pratos, tornando as refeições únicas. Além disso, a venda de condimentos é muito comum e eles podem ser facilmente adquiridos em feiras ou mercados.

Saber o que são condimentos pode ajudar também quem busca uma vida mais saudável, pois podem ser facilmente empregados na alimentação diária. Isso acontece porque além de serem uma ótima opção para substituir o sal no dia a dia sem deixar a comida sem sabor, os condimentos são ricos em funcionalidades para o nosso organismo, que variam de acordo com cada um deles. Alguns de seus benefícios são:

  • estimular o organismo (como, por exemplo, é o caso da mostarda e do orégano);
  • ajudar na eliminação de gases do intestino (erva-doce, hortelã e coentro);
  • realizar função diurética (salsa e serofólio);
  • atuar como vermífugos (estragão ou losna);
  • realizar também função adstringente, ou seja, podem auxiliar em casos de diarreia (no caso, a salva);

Como plantar condimentos?

Ter uma horta em casa tem se tornado um hábito cada vez mais comum e plantar condimentos pode tornar seu uso ainda mais prático. Por isso, saiba quais são as principais funções de três dos principais condimentos e dicas para cultivá-los:

  1. Orégano
    Além de ser diurético, estimula as funções gástricas e biliares e, por isso, combate enjoos e flatulências. Podem ser utilizados nas mais diversas receitas, como omeletes, caldos e carnes.
    Para cultivá-lo, é necessário que o solo seja drenado, fértil e irrigado com frequência para que se mantenha levemente úmido. O clima ideal para que a planta cresça é ameno, variando entre 21 e 25ºC. Deve receber luz solar direta todos os dias.
  2. Hortelã
    Esse condimento é conhecido por ser diurético, digestivo, ter funções como vermifugação e combater a dor de estômago. Sua utilização é tão ampla quanto a do orégano: pode estar presente em sucos, chás ou até saladas.
    Sua planta exige um solo bem adubado e drenado. O clima ideal para que a hortelã cresce é o ameno. Ela deve estar em ambientes com incidência de luz e protegida de ventos.
  3. Salsa
    É um condimento rico em funções medicinais. Além de diurética, ela estimula o organismo, ajuda na digestão e nas infecções do aparelho urinário. É utilizada crua por cima dos alimentos. Pode estar em saladas, molhos para diversos tipos de carnes e até sucos.
    Para o seu plantio, deve estar em solo frescos e adubados. A salsa exige uma boa incidência de luz solar (variando de quatro a seis horas por dia).

diversos tipos de condimento sobre um fundo branco

A lista dos tipos de condimento é extensa e cada um possui sua própria funcionalidade. Além auxiliar no funcionamento do organismo e torná-lo mais saudável, esses temperos possuem uma grande variedade e uso fácil.

Agro20 | Portal Vida No Campo