A correição em formigas ocorre pela característica migratória dos seres
O fator correição nas formigas é conhecido no mundo como atividade migratória, e é correlacionado com a atividade nômade do ser humano.
A correição simboliza o caráter de procura de alimentos, abrigo e reprodução nas formigas e outros insetos.
O que é correição de formigas?
O termo formigas-correição, ou correição de formigas, pode ser explicado pelas filas de formigas quando estão trabalhando. Esta ação engloba aproximadamente 200 espécies de formigas. A principal característica é o fato de serem nômades, ou seja, estão sempre mudando de território.
Além disso, a formiga correição possui um caráter predatório – são carnívoras – e não possuem formigueiro fixo. Ao invés do ninho, estes animais se prendem uns aos outros, em troncos ou buracos, para criar uma união provisória. A estrutura que estes animais constroem é conhecida como bivaque.
Sobre a colônia, a rainha das formigas de correição está sempre no meio da colônia, e é a grande responsável pela reprodução, ou seja, ou ovos.
A outra parte da colônia – composta por operárias e soldados – atua na área de proteção da rainha, bem como de seus filhotes. Além disso, agem na providência de alimentos; ao capturar presas e levar até o formigueiro. Estas formigas são usualmente encontradas em grandes bandos nas cidades, principalmente quando o clima está quente.
Na base alimentar destes animais encontram-se gafanhotos, grilos, baratas, borboletas e até mesmo animais vertebrados, como os sapos.
Uma característica interessante sobre estas formigas é o fato de serem cegas, e o modo como a comunicação acontece entre elas: a partir de uma substância química chamada de feromônio. Além disso, a substância também indica às formigas o caminho a ser seguido.
O elemento libera um cheiro – como se fosse uma trilha – para que as formigas da colônia saibam onde os alimentos estão. Portanto, o cessar do cheiro indica o momento em que a caminhada deve ou não continuar.
Outro significado para a palavra correição é relacionado aos trabalhadores do setor público. Este conjunto de pessoas se classifica pela atividade de recolher animais achados nas ruas.
O círculo da morte das formigas de correição
O conhecido círculo da morte que envolve as formigas de correição é uma atividade em que elas andam em círculos até morrerem de cansaço.
É muito comum que parte das formigas se percam durante o caminho, pois são cegas. Por isso, o feromônio que produzem as guia por um caminho que já percorreram. Em um dado momento, elas passam a seguir o caminho e andar em círculos, até que morrem por exaustão.
Uma vez que o círculo é criado, não há como sair. As formigas são forçadas pelo extinto natural a seguirem seu próprio cheiro, como forma de percorrer um caminho “seguro”.
Curiosidade sobre a correição de formigas
Dado ao fato da principal característica ser a busca por comida em selvas, seja na cidade bem como nas florestas. Este fator inspirou o filme “A selva nua” (1954).
Em suma, o modo como a correição de formigas acontece destaca um curioso caráter sobre a forma de como são formadas sociedades no reino animal.