O crescimento vegetativo causa grande impacto nos setores do agronegócio
O termo crescimento vegetativo está relacionado ao número obtido quando se faz a conta da taxa de natalidade menos a taxa de mortalidade de uma região ou país determinado.
Com isso em mente, fica claro que o crescimento vegetativo afeta diretamente as mais diversas questões relacionadas ao agronegócio. Isso porque, quanto maior for este crescimento, maior será, também, a demanda pelos produtos envolvidos com o setor, de forma geral.
O que é crescimento vegetativo?
O crescimento vegetativo é o cálculo feito entre a taxa de mortalidade e a taxa de natalidade de uma população específica, evidenciando o crescimento daquela população. Comumente, é utilizado pelo IBGE como maneira de sugerir como controlar a taxa de natalidade da população. Este cálculo auxilia na contagem do crescimento demográfico de um determinado local. É também chamado de crescimento natural, e seu resultado pode ser classificado em três categorias: positivo, negativo e nulo.
Crescimento vegetativo e o agronegócio
Tanto na pecuária como na agricultura, o crescimento vegetativo reflete diretamente na demanda do mercado. Em outras palavras, este crescimento está relacionado ao comportamento do produtor com o seu consumidor.
No caso da agricultura, o termo afeta o período mais propício para o pico de produtividade dos produtores. Por este motivo, é importante que o produtor tenha mais cuidado com a plantação nesta fase. O objetivo principal do produtor é responder à demanda agrícola em relação ao crescimento vegetativo populacional. Pois é com ele que o agricultor calcula a necessidade do mercado consumidor.
Dito isso, fica claro que os resultados do crescimento vegetativo podem influenciar uma série de atitudes tomadas pelo produtor como, por exemplo, o uso de fertilizantes. Com isso, a vegetação pode crescer com maior facilidade e rapidez, facilitando o atendimento da demanda. Outro método muito utilizado é o uso de pesticidas, para manter longe da plantação ervas daninhas e pragas. Realizar este controle impede que a produtividade seja prejudicada e, por consequência, reduzida.
Impactos do crescimento vegetativo na pecuária brasileira
No setor da pecuária, o crescimento populacional também implica em uma maior demanda. Quanto maior for o saldo positivo da taxa de natalidade, maior será a exigência para que o departamento de alimentos seja abastecido.
Em função disso, cada vez mais pecuaristas investem em tecnologias que favorecem o crescimento acelerado dos animais. Ao fazer com o que o gado se desenvolva de maneira mais rápida, ele obtém uma super-produção – que, consequentemente, é seguida de um super-lucro.
O problema disso, em muitos casos, está nos processos pelos quais os animais passam para que cheguem neste estágio. Isso porque o uso exagerado de hormônios por parte dos produtores pode provocar consequências negativas – tanto para os animais como para aqueles que se alimentam da sua carne. O uso de anabolizante no gado, por exemplo, é um dos fatores mais debatidos dentro deste assunto.
De modo geral, fica bastante claro que o crescimento vegetativo é um índice de enorme importância para o mercado agro como um todo – visto que a sua taxa é determinante para a atuação de agricultores e pecuaristas no mercado.