A cunicultura cresce e passa a ser uma das atividades rentáveis do Brasil

Inicio » Pecuária » A cunicultura cresce e passa a ser uma das atividades rentáveis do Brasil
12/02/2019 Por
A cunicultura cresce e passa a ser uma das atividades rentáveis do Brasil

Mercado da cunicultura é importante para movimentar a economia e ajudar na evolução da medicina

A cunicultura é uma das atividades mais rentáveis do país. Coelhos são animais que reproduzem muitas vezes ao ano, uma vez que seu ciclo produtivo é relativamente curto.

A rentabilidade na cunicultura está relacionada a boa saúde dos animais produzidos. Em sua criação, alguns cuidados devem ser levados em consideração para que tudo ocorra com eficiência, como:

cunicultura

  • Higienização do ambiente: A higienização na cunicultura é importante para o bem estar do animal, pois, além de trazer bactérias, o animal é extremamente sensível a qualquer coisa que o tire do conforto. Situação que pode atrapalhar no processo de reprodução.
  • Separação dos coelhos: A separação dos coelhos acontece para o evito de contágios. Animais mais jovens são mais propensos a doenças.
  • Cuidados com a temperatura: A temperatura também está relacionada ao bem estar do animal. Temperaturas amenas os deixam mais calmos, assim evitando conflito entre eles próprio.
  • Ambiência tranquila: É importante que o cuidador destes animais mantenha todo o ambiente mais tranquilo para que os animais não fiquem agitados, causando transtorno ao crescimento deles. Deixar o ambiente tranquilo vai além do local onde os coelhos ficam. O cuidado com barulhos excessivos em toda a é importante.

Após o cruzamento entre os dois coelhos, filhotes surgem 1 mês após. Nesse sentido, ao passar de alguns dias o animal não necessita mais da mãe para alimentar-se, então sua vida já começa a se tornar igual a dos outros coelhos mais velhos.

O que é cunicultura?

É a criação de coelhos para fins comerciais, seja exportação ou mercado domestico. Além disso, carne de coelho também é bastante consumida, pois contém altas propriedades de cálcio e vitamina b.

Uma outra importância da produção de coelhos está relacionado aos laboratórios que fazem testes neste tipo de animal para desenvolver melhorias de vacinas e outros tipos de evoluções cientificas.

A cunicultura no Brasil

A cunicultura é vantajosa no Brasil, uma vez que o animal tem fácil adequação as temperaturas do país. Porém, mesmo com a facilidade e com alto índice de produção, o Brasil não consegue suprir pedidos de países europeus que se interessam pela importação da carne. Com isso o país acaba não evoluindo da maneira ideal para se consolidar neste mercado.

Canicultura : pequenos coelhos se alimentando na gaiola

Visto a alta facilidade de temperatura para produzir coelhos, a França por sua vez, trouxe empresas especializadas na cunicultura para trabalharem no Brasil. Em resumo, eles exportam para a França um produto que foi fabricado por eles mesmos, porém, em outro território.

Atualmente, com a alta expansão do setor, o mercado nacional tem atingido grandes números produtivos. Anualmente, cerca de 75 mil toneladas de coelhos são produzidas para comercialização. Já para congelados, o número é de 40 mil toneladas. São Paulo é a maior cidade que do ramo. Dados do Ministério da Agricultura.

Por fim, todo o setor da cunicultura tem se desenvolvido de boa forma. A margem para crescimento existe e é importante para que o país se consolide neste mercado que está em constante evolução.

Agro20 | Portal Vida No Campo