Curral é necessário e importante para a produtividade do gado

Inicio » Pecuária » Curral é necessário e importante para a produtividade do gado
26/02/2019 Por
Curral é necessário e importante para a produtividade do gado

O curral é importante para manter a logística e a harmonia em toda a fazenda

O uso do curral é necessário em fazendas, pois seu uso delimita o espaço dos animais e a sua correta divisão. Desse modo, ajuda a manter o ambiente de forma organizada e harmoniosa para animais e produtores.

Além disso, o curral tem a função de facilitar o trabalho do fazendeiro, tendo em vista que manter os animais juntos pode ajudar na hora do manejo.

Curral

O que é um curral?

O curral é onde os animais ficam localizados na fazenda. Geralmente, é cercado por madeiras e troncos de árvores para garantir a proteção do animal – assim como o seu bem-estar. O ambiente deve ser alojado numa localização estratégica, para assim atender as necessidades do agricultor. É recomendo, inclusive, que currais ficam afastados dos lagos da fazenda, uma vez que os coliformes dos animais podem escorrer até a água e contaminá-la.

Porém, não é interessante também que fique tão longe, pois a dificuldade de levar água até os animais pode ser um fator negativo no dia a dia do fazendeiro.

No entanto, o fato de os animais estarem juntos pode ser visto de diferentes maneiras pelo pecuarista – podendo representar tanto um ponto positivo como negativo para o seu trabalho.

  • Vantagem: está relacionado a facilidade de locomoção dos animais e a entrega de alimentação. Estando juntos, fica mais fácil para que o fazendeiro mantenha a organização no ambiente.
  • Desvantagem: por estarem juntos, é necessário extremo cuidado na higienização do local. Bactérias são facilmente transmitidas na fazenda e podem acabar prejudicando a saúde dos animais e, por consequência, os lucros do pecuarista. Além disso, separar os animais pode torná-los introspectivos e, resultando em brigas e estranhamentos quando postos junto aos outros animais.

Curral de manobra

Também popular na fazenda, este curral é muito utilizado para procedimentos médicas como vacinas, castrações e inseminações artificiais. Nessa parte da fazenda é onde acontece, também, a recepção de novos animais e suas respectivas pesagens.

O modo como o curral de gado é feito influencia no modo como os animais serão alocados. Utilizar recursos baratos para a construção do ambiente pode ser prejudicial a longo prazo. Isso porque os materiais ficarão expostos ao sol e à chuva e, portanto, mais sujeitos ao desgaste natural.

Com isso, a quebra do material é facilitada, possibilitando que caminhos para a saída dos animais do curral se formem. Outra consequência disso é a formação de extremidades pontiagudas e  cortantes – que podem ocasionar acidentes e machucados nos animais.

curral

A qualidade do gado, desde sua chegada, está relacionada à forma como ele é tratado na fazenda. E vale lembrar que a ocorrência de estresse e transtornos para o animal podem prejudicar a qualidade de sua carne, atrapalhando o setor economicamente.

Segundo dados do IBGE, o Brasil é o maior exportador de carne bovina em todo o mundo. E isso se dá ao fato de como o trabalho é feito desde o início, desde a chegada do gado a fazenda e o seu manejo.

Em suma, a qualidade do curral brasileiro está relacionada a posição do país no setor. Se consolidar em um mercado tão disputado quanto o da exportação de bovinos é inviável sem um trabalho árduo. E isso envolve toda a qualidade dos processos, desde a chegada do animal até o momento em que ele é direcionado para o abate.

Agro20 | Portal Vida No Campo