Decomposição: como acontece e quais suas etapas

Inicio » Meio Ambiente » Decomposição: como acontece e quais suas etapas
01/03/2019 Por
Decomposição: como acontece e quais suas etapas

O processo da decomposição é um dos processos naturais mais importante para o meio ambiente

Sistema de decomposição é feito por micro-organismos como forma de alimentação e manutenção do ecossistema.

A decomposição toma espaço na natureza como uma atividade essencial para não manter seres em estado de apodrecimento.

decomposição

O que é decomposição?

A decomposição é um sistema natural realizado por fungos e bactérias. Neste processo, a matéria orgânica dos seres vivos é degradada e absorvida, liberando sais e nutrientes no ambiente. Os organismos responsáveis pela retirada dos nutrientes da matéria são chamados de decompositores. Após a absorção, os elementos são devolvidos aos solo para que outros organismos o aproveitem.

Em função disso, o papel dos decompositores para que o processo de composição aconteça é fundamental. É  um evento biológico necessário para o meio ambiente, e inclusive no ramo da ciência que estuda a evolução, como a Paleontologia. Os fósseis só existem quando o processo de decomposição é retardado após a morte do ser vivo.

Sabendo disso, os indivíduos mais estudados pela história são os que foram mumificados, pois seus corpos não passam pela decomposição em um percurso natural.

Como funciona a decomposição?

Seu processo é complexo, e o primeiro passo dos decompositores é a fase autólise – decomposição das células em organismos mortos através das enzimas presentes no lisossomos.

O momento em que os animais detritívoros agem é na segunda etapa. Estes animais se alimentam dos restos mortais dos seres, e o que sobra é consumido por fungos e bactérias.

Entretanto, existem alguns fatores que impedem que a decomposição aconteça, e um deles é a temperatura. O calor é essencial para este processo, pois é o responsável pela respiração e proliferação de micro-organismos.

Outro fator é a umidade. Se não há umidade suficiente no ambiente em que o cadáver se encontra, se torna mais difícil a a germinação dos esporos. O último fator é o oxigênio: se não há CO2, não é possível que haja respiração celular.

Qual a importância da decomposição?

Um dos fatores de maior importância neste processo é a ciclagem de nutrientes. Após a absorção feita pelos  micro-organismos, há uma decomposição de matéria orgânica dos seres vivos. Estes nutrientes são carregados para o solo e são fundamentais para a manutenção da vida saudável da terra.

Outro fator relevante sobre este procedimento é o fato de evitar que cadáveres simplesmente apodreçam. Deste modo, são um grande auxiliar na renovação da vida na Terra, pois possibilita a perpetuação das espécies.

Decomposição de alimentos

Decomposição de alimentos

No caso dos alimentos, há diversas vantagens e desvantagens no processo em relação aos seres humanos.

A principal desvantagem é o fato de destruí-los – mas a geladeira pode ser usada para ajudar a retardar esse processo. O uso das embalagens à vácuo também é uma maneira eficiente de evitar o seu deterioramento.

Este processo de decomposição de alimentos ocorre devido a diversos motivos. Quando expostos ao calor e à umidade por muito tempo, por exemplo, os agentes decompositores entram em ação – assim como quando ficam sujeitos à ação de insetos.

Agro20 | Portal Vida No Campo