A degradação ambiental afeta diretamente a saúde de todo o planeta

Inicio » Meio Ambiente » A degradação ambiental afeta diretamente a saúde de todo o planeta
25/02/2019 Por
A degradação ambiental afeta diretamente a saúde de todo o planeta

A degradação é uma pauta bastante discutida, visto que a saúde do planeta precisa ser preservada

A degradação do planeta, em todos os seus aspectos, é uma pauta bastante discutida entre as principais organizações do mundo. A Organização das Nações Unidas – ONU, por exemplo, realiza comitês anualmente para falar sobre a atual situação do mundo e formas de prevenir sua vida.

degradação é um processo perigoso para todos os seres vivos. O uso de agroquímicos, por exemplo, pode ser prejudicial ao solo, causando sérios problemas ao ecossistema.

Solo com degradação pelo uso de agroquímicos

O que é degradação?

Degradação é, de forma básica, um processo em que algo se degrada, destrói ou estraga. No caso da degradação ambiental, por exemplo, é a saúde do meio ambiente que se destaca como principal impactada. Dessa forma, sofrendo com situações que alterem a vida dos animais e prejudicam a caça, a fauna e a flora.

Este processo geralmente acontece a longo prazo, visto que os impactos do quanto o planeta é prejudicado – pela ação do homem e da natureza – são vistos de forma fracionada. A sensibilidade a degradação ambiental é considerada igual para todos os seres vivos. Porém, uns sentem mais, outros menos. Desse modo, animais e plantas considerados menores, podem vir a morrer antes.

Principais formas de degradação:

  • Poluição: Grandes fábricas e automóveis despejam muita poluição junto ao ar. Poluição que agride diretamente a saúde do meio ambiente. As substâncias ali obtidas, vão diretamente a camada de ozônio – camada que protege a terra do sol.
  • Queimadas: Atacam diretamente a vida animal. Este processo pode fazer com que determinadas regiões mudem totalmente a sua temperatura, já que a presença de árvores é crucial para o equilíbrio ambiental.

Degradação do solo

Utilizados para dar maior vigor as plantas e ao solo, os agroquímicos são muito comuns no mundo da agricultura. Entretanto, seu uso de forma deliberada por ser extremamente prejudicial. Além disso, a aplicação feita de maneira incorreta pode fazer com que o produto se mova até as margens de pequenos rios, de modo que os animais ali presente se infectem com a água contaminada.

Hoje, alguns agricultores já fazem o uso de biofertilizantes, que têm por finalidade o fortalecimento do cultivo com a vantagem de não degradar o meio ambiente. Isso porque sua composição é feita a base de vegetais.

Degradação do meio ambiente por conta da poluição despejada ao ar

Principais causas da degradação

Além da ação humana, a degradação do meio ambiente também pode ocorrer por causas naturais. Desastres como terremotos, maremotos e avalanches, por exemplo, são alguns bons exemplos de situações que podem contribuir muito para a degradação.

Vale lembrar que a maioria dos processos de degradação se dão por irresponsabilidade dos seres humanos. Isso porque eles, muitas vezes, não se pensam na consequência de determinados atos contra a sua própria saúde num futuro nada distante.

Por isso, é fundamental que haja a conscientização da população em geral em relação aos impactos negativos que determinadas atitudes podem causar. O maleficio aplicado hoje, voltará amanhã para a própria pessoa que degradou a qualidade do planeta.

Com as discussões abertas, organizações como a ONU conversam com representantes de cada país, mostrando a importância de se cuidar do local onde vivem. Por mais que a terra seja dividida em países e continentes, o espaço é um só. Por isso, a degradação de um local acaba por prejudicar a existência de todos.

Dessa forma, é importante que a educação em relação ao meio ambiente seja feita desde o período escolar. Com isso, a degradação pode ser impedida desde cedo, diminuindo impactos futuros para as próximas gerações.

Agro20 | Portal Vida No Campo