Descarte correto é importante para o não prejudicar o trabalho no campo

Inicio » Meio Ambiente » Descarte correto é importante para o não prejudicar o trabalho no campo
01/03/2019 Por
Descarte correto é importante para o não prejudicar o trabalho no campo

O descarte correto do lixo é importante, uma vez que sua prática irregular pode afetar todo o meio ambiente

O descarte é uma das atividades que mais influencia na produtividade do campo. Pois, a eliminação do lixo feita de forma incorreta pode trazer graves consequências às produções da fazenda.

No mundo, o descarte de lixo no setor pecuário tende a ser tão volumoso quanto a sua produção. Segundo o IBGE, a pecuária é uma das áreas de atuação que mais gera lixo em todo o globo.

Descarte do lixo sendo recolhido por máquina

O que é descarte?

Descarte é a prática de eliminar substâncias ou outros tipos de materiais palpáveis e que não tem mais nenhuma utilidade. Desse modo, o descarte ocorre para que o espaço do lixo fique livre para futuros resíduos. O descarte dos rejeitos deve ser feito em depósitos especializados na coleta desse tipo de lixo. Pois, caso descartado em rios, por exemplo, pode provocar a contaminação da água, prejudicando toda a produtividade e a saúde da população do local.

Em todo o mundo, se desfazer de rejeitos tem sido uma discussão extensa, uma vez que o esterco animal preocupa muito a produtividade do setor agropecuário e do meio ambiente. A alimentação dos animais contém agroquímicos, então suas fezes são descartadas nos rios e contaminam as águas.

Além de prejudicar o meio pecuário, o descarte incorreto pode trazer sérios problemas para a saúde humana. Isso porque a população de muitas regiões próximas ao campo usufruem da água diretamente às margens do rio.

Mas o descarte do lixo animal não é o único causador dos problemas. A horticultura e o plantio de sementes também são grandes percussores deste problema que tanto preocupa ao mundo. A eliminação desses alimentos também devem ser enviadas junto aos grupos especializados em descartar esses lixos.

Os resíduos que são entregues a essas empresas tornam-se inutilizáveis ao mundo. Por isso que este tipo de fragmento não pode ser enviado de forma alguma ao lixo comum, pois ali ele se misturaria com objetos recicláveis e iria para a casa das pessoas. Desse modo podendo gerar doenças coletivas em toda extensão de um território.

Montanha de descarte do lixo

 

Contaminação do solo

A ideia de enterrar resíduos para que a terra as absorva não é uma boa solução. Isso porque que o ambiente enviaria esse lixo altamente tóxico aos lençóis freáticos da região, infectando as nascentes de água. Os lençóis são facilmente acessíveis por estarem numa camada subterrânea próxima à superfície do solo.

Contaminar lençóis freáticos e rios faria com que grandes processos de biorremediação precisassem ser aplicados até que toda a água estivesse totalmente desintoxicada e pronta para uso. Porém, até lá, peixes, animais e até seres humanos correriam grandes riscos de doenças até de óbito.

Por isso, descartar o lixo da maneira correta é importante para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de todos os seres. No Brasil, problemas com descarte de lixo podem afetar diretamente o número de exportações alimentícias do país. Desse modo, mexendo de modo significativo na economia nacional e, possivelmente, agravando uma crise financeira.

Agro20 | Portal Vida No Campo