Dracena é planta estudada por cientistas pelo poder de filtrar o ar

Inicio » Agricultura » Dracena é planta estudada por cientistas pelo poder de filtrar o ar
21/09/2019 Por
Dracena é planta estudada por cientistas pelo poder de filtrar o ar

Dracena purifica o ar e é planta estudada pela NASA

A dracena é bastante simples de ser cultivada, podendo até mesmo suportar uma certa negligência. O melhor, contudo, é que a planta ajuda a purificar o ar que respiramos.

De fato, a dracena (Dracaena fragrans) faz parte do estudo da NASA sobre as plantas que melhor filtram o ar. Desse modo, ela então se classifica entre as plantas de interiores mais eficazes na limpeza do ar. A seguir, conheça mais sobre essa valorosa planta com finalidades ornamentais e medicinais.

Dracena

O que é dracena?

Dracena é uma espécie de planta nativa em toda a África. De fato, a incidência da espécie ocorre do Sudão ao sul de Moçambique, passando pelo oeste da Costa do Marfim até o sudoeste de Angola. Costumeiramente, a planta tende a crescer em regiões montanhosas, com cerca de 250-600 metros de altitude.

A planta também ocorre em território brasileiro, onde pode ser conhecida pelos nomes a seguir:

  • Dracaena;
  • Pau d’água;
  • Cana agna;
  • Coqueiro de vênus;
  • Cana índia;
  • Dracena deremensis;
  • Pau do Brasil;
  • Tronco do Brasil.

A dracena é uma planta ornamental popular tanto no Brasil quanto em outros climas tropicais e subtropicais. A espécie é cultivada tanto em ambientes internos quanto externos.

Planta dracena

A origem do nome da planta dracena vem da antiga palavra grega drakaina, isto é, “dragão feminino”. O nome é devido a uma resina vermelha, semelhante a uma seiva gosmenta, retirada das hastes da dracaena. Esta goma, por sua vez, foi comparada ao sangue de dragão.

Séculos atrás, a resina vermelha da dracaena era usada para a produção de pastas de dente, corantes e demais medicamentos. Atualmente, a goma extraída da planta ainda é usada para a fabricação de verniz e fotogravura. Além disso, a planta é largamente utilizada pelas culturas afro-brasileiras em iniciações e ritos de passagem à Iniciação Ketu.

Em termos ambientais, a dracena ainda pode ajudar a melhorar a qualidade do ar. Isto é, limpar a superfície superior e a parte inferior das folhas regularmente permite que a planta filtre ar livremente.

Contudo, é preciso tomar cuidado com o contato da planta com crianças e animais de estimação. Afinal de contas, se ingerida, a planta apresenta efeitos tóxicos sobretudo para cães e gatos.

Gatos podem ter pupilas dilatadas, enquanto, assim como cães, podem apresentar sintomas como vômitos, excesso de saliva e falta de apetite.

Como mãe, pai ou proprietário de um animal de estimação, é importante selecionar as plantas com cuidado. Sem dúvida, isso inclui ser educado sobre plantas que são venenosas para crianças e animais domésticos.

Dracena

Tipos de dracena

Da família do aspargo (Asparagaceae), o gênero dracaena compreende cerca de quarenta tipos de dracena. Além da Dracaena fragans, uma das espécies mais populares é a Cordyline terminalis ou, como é mais conhecida, dracena vermelha.

Dracena vermelha

A dracena vermelha é um arbusto tropical perene que pode atingir até três metros de altura. No entanto, por ser muito cultivada, a planta geralmente não é vista ultrapassando um ou um metro e meio de altura.

A dracena vermelha, como outras variedades da espécie, possui uma textura semelhante ao couro. A planta é oriunda da Polinésia, Malásia, Índia, Oceania e também Ásia.

No entanto, o povo do Havaí encontrou muitos usos para esta planta. Sem dúvida, entre os mais populares estão a produção de saias de dança hula e de capas de pranchas de surf.

Existem três principais variedades de dracena:

  • Tricolor (verde com vermelho, rosa e creme);
  • Borda vermelha (verde com listras vermelhas);
  • Verde claro.

O mais popular cultivado em ambientes fechados é o tipo de borda vermelha, porque é muito colorido.

A dracena vermelha é bastante tolerante com o frio, multiplicando-se através de estacas e às vezes por sementes. Contudo, é importante que o solo seja fértil, além de rico em matéria orgânica. Além disso, a variedade vermelha deve ser cultivada na meia sombra ou exposta ao sol.

Como plantar dracena

As dracenas geralmente são cultivadas em vasos de plantas, plantadas em solo argiloso e bem drenado. Elas funcionam melhor em locais fechados com iluminação indireta, ou seja, onde são protegidas da luz solar direta e das correntes de ar.

Manter bons níveis de umidade é fundamental para planta. Isso pode ser feito borrifando suas folhas regularmente para aumentar a umidade. Em suma, mantenha o solo úmido durante a estação de crescimento e reduza a rega no outono até o final do inverno.

Os solos nunca devem secar completamente. Como outras espécies de dracena, elas são sensíveis ao flúor e ao boro. Estes são elementos que podem causar queimaduras nas pontas das folhas. A rega com água da torneira pode, por vezes, causar queimaduras nas folhas também.

No verão, os recipientes das plantas podem ser colocados no exterior, em um local protegido. No entanto, precisam ser trazidos de volta para dentro antes das temperaturas começarem a cair.

Como é típico das plantas domésticas, cultivar essas plantas é, em grande parte, uma questão de suprir suas necessidades essenciais de maneira equilibrada. Tente não expô-las a condições extremas de qualquer forma. Isso inclui luzes berrantes, ventos fortes e temperaturas excessivamente frias ou quentes.

Dracena

Luz

Em suma, busque posicionar a planta perto de uma janela com sol filtrado. Pouca luz resultará em folhagem feia e causará o crescimento excessivo da planta.

Água

Mantenha a planta uniformemente úmida. As plantas são sensíveis ao flúor, que pode mata-las ou impedir seu crescimento. Por isso, água destilada é melhor para regar estas plantas.

Solo

Um solo bem drenado em vasos é a melhor opção para o cultivo da dracena. Afinal de contas, as raízes não gostam de ser embebidas em água, como ocorre com outras plantas.

Fertilizante

Fertilize-as levemente, pois as dracenas armazenam nutrientes naturalmente. Use suplementos de cálcio para evitar queimaduras nas pontas das folhas.

Propagação

A dracena se propaga rapidamente a partir de estacas. Não desanime se levar algum tempo para novas estacas se enraizarem. A propagação destas plantas é uma ciência inexata e até jardineiros experientes podem enfrentar problemas com isso, em alguns casos.

One Reply to “Dracena é planta estudada por cientistas pelo poder de filtrar o ar”

  • Vivart disse:

    Muito bem explicado, me ajudou a tirar minhas dúvidas, agora estou mais seguro pra cuidar das minhas dracenas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo