Energias alternativas: fontes de economia e preservação ambiental

Inicio » Meio Ambiente » Energias alternativas: fontes de economia e preservação ambiental
12/03/2019 Por
Energias alternativas: fontes de economia e preservação ambiental

Energias alternativas apresentam vantagens em sua produção e trazem benefícios para o meio ambiente

Obtidas através de fontes renováveis, as energias alternativas são utilizadas como uma opção extra de produção energética. Em uma comparação com os meios tradicionais de obtenção de energia, elas garantem mais segurança e preservação do meio ambiente.

As energias alternativas podem ser um pouco mais caras em sua fase de implementação, dependendo do produto e modelo a ser construído. Entretanto, compensam a longo prazo e garantem a produção contínua de energia.

Energias alternativas

O que são energias alternativas?

As energias alternativas são, em primeiro lugar, mais favoráveis ao meio ambiente se forem comparadas às energias tradicionais (por exemplo a energia obtida pela queima do carvão mineral ou energia hídrica).

Pouco poluentes, elas são obtidas através de recursos que não agridem o meio ambiente, ou não correm risco de se esgotarem. Assim, as energias alternativas – também chamadas de energias renováveis – servem, ainda, como alternativa para substituir os meios mais comuns de energia.

Uma fonte de energia é renovável, portanto, quando não é possível calcular quando ela se esgotará – ou se um dia se esgotará. Além disso, as energias alternativas têm capacidade de se regenerar e fazem parte do ciclo da natureza.

Quais as principais fontes de energia renovável?

Uma grande variedade de recursos possibilita o uso de energias alternativas, como exemplo a luz solar, a força dos ventos e das marés. Conheça um pouco mais sobre os tipos de energias:

  • Eólica: é gerada através dos ventos.
  • Solar: é obtida por meio dos raios de sol.
  • Geotérmica: gerada nas camadas profundas da terra, esse tipo de energia é obtida através do calor.
  • Maremotriz: é a energia das ondas do mar.
  • Biogás: ao se decomporem, os resíduos orgânicos emitem gases. Esses gases geram energia renovável

Brasil: fontes alternativas ainda em crescimento

O Brasil ainda utiliza formas de energia tradicional em grande escala – como as hidrelétricas, por exemplo. Apesar de parecer uma fonte renovável de energia, em um primeiro momento, comumente a disponibilidade água está relacionada a problemas. Assim, a falta de chuvas e racionamento causam crises na energia produzida por hidrelétricas, além do aumento do preço.

Alguns parques eólicos já foram implementados no país e a tendência é que energias deste tipo tenham espaço para crescimento. Nota-se, ainda, interesse pela produção de energia solar.  A expectativa então é de que os meios renováveis sejam cada vez mais explorados em território brasileiro.

Energias alternativas

Vantagens do sistema renovável

Este tipo de exploração energética apresenta algumas vantagens em comparação com os tradicionais produtores de energia. Um dos principais pontos está na preservação ambiental

  • Fonte renovável: ao contrário do petróleo, hoje uma das principais matérias-prima de energia, os meios alternativos não têm data para acabar. São facilmente encontrados na natureza e como o próprio nome já diz, se renovam constantemente
  • Meio ambiente: as fontes de energia alternativa não agridem, ou agridem muito pouco, o meio ambiente. Sendo assim, são preferíveis aos meios tradicionais
  • Diversidade: mais opções de energias alternativas ampliam as possibilidades de um país, e ele não fica “refém” de determinada fonte. Reduzem, portanto, a necessidade de uma nação em utilizar somente combustíveis fósseis

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo