A introdução e as vantagens da engenharia genética na vida dos seres
A engenharia genética tem sido inserida nas áreas de agricultura, pecuária e medicina. A tecnologia do RNA recombinante inclui a manipulação, transferência e isolamento para a produção de novos elementos ou aprimoramento dos existentes.
Assim, utilizando a biotecnologia na manipulação do genoma de um organismo, a busca pela engenharia genética tem crescido nas últimas décadas. Além disso, fertilização in vitro, clonagem e transgênicos também são exemplos de engenharia genética.
O que é engenharia genética?
Engenharia genética são as recombinações e manipulações dos genes que consistem na reprodução, reformulação, criação e restituição de animais e vegetais. As técnicas desta engenharia constituem áreas científicas como a biologia molecular, bioquímica, genética, etc.
Para que a manipulação genética pudesse acontecer, foi necessário o descobrimento de algumas enzimas, como:
- Enzimas de Restrição: enzimas que cortam o DNA em alguns pontos específicos
- DNA Ligase: enzimas que unem os pequenos pedaços de DNA e produzem moléculas recombinantes
Exemplos de produções da engenharia genética:
- Clonagem: processo de reprodução de espécies geneticamente iguais, por exemplo, a ovelha Dolly – clonada em 1996. A técnica é dividida em clonagem terapêutica e clonagem reprodutiva.
- Projeto Genoma Humano: projeto com o intuito de identificar e armazenar as informações dos 23 pares de cromossomos e determinar as sequências das estruturas do DNA humano, para meios terapêuticos e científicos.
- Células-tronco: encontrada na pele, embriões ou medula óssea, elas originam diferentes células do corpo humano e então, diversos tecidos.
- Transgênicos: organismos modificados geneticamente ao receberem de outro organismo – da mesma ou outra espécie – partículas de material genético.
Vantagens e desvantagens da engenharia genética
A engenharia genética acumulou vantagens e desvantagens com o seu desenvolvimento ao longo dos anos. Devido isso, surgiu o questionamento de até qual ponto o homem pode interferir no ambiente e na seleção natural. Alguns exemplos de vantagens e desvantagens da alteração genética são:
Vantagens da engenharia genética:
- Produção de alimentos em larga escala
- Novas espécies resistentes a herbicidas
- Novas espécies com alta resistência a doenças e pragas
- Aprimoramento das propriedades nutritivas
- Maior tolerância às condições ambientais
- Possibilidade de espécies com novas características
- Produção de medicamentos
- Procedimentos médicos
- Reconstituição de órgãos e tecidos humanos
- Fecundação in-vitro
Desvantagens da engenharia genética:
- Alto custo financeiro
- Possibilidade de surgimento de novos vírus
- Possível acarretar doenças em animais e humanos, devido a intoxicação ou alergia
- Menor longevidade, no caso de clonagem
- Ervas daninhas mais resistentes
Como a engenharia genética é aplicada?
Agricultura, animais, microorganismos e plantas, por exemplo, são algumas das áreas em que a alteração genética é aplicada. A produção de hormônios do crescimento, insulina, proteína, biocombustíveis e alimentos geneticamente modificados pode ser encontrada em larga escala devido ao desenvolvimento da engenharia genética.
A engenharia genética aplicada aos animais possibilita que novos modelos sejam criados para estudo de algumas doenças como ansiedade, depressão, câncer, mal de Parkinson e obesidade.
Entretanto, a engenharia genética na agricultura se aplica melhorando as variedades e características vegetais ou a produção de proteínas inexistentes naquela espécie. Por exemplo, alguns alimentos passaram a ser mais resistentes à presença de insetos, vírus e herbicidas.