Estrogonofe de camarão é uma das variações mais requintadas do prato

Inicio » Agronegócio » Estrogonofe de camarão é uma das variações mais requintadas do prato
06/10/2020 Por
Estrogonofe de camarão é uma das variações mais requintadas do prato

Estrogonofe de camarão leva delicioso fruto do mar em seu preparo, e é uma das diversas e mais populares versões desse prato originalmente russo. De fato, embora leve o nome de uma influente família russa, especula-se que a receita tenha sido inventada pelos chefs franceses que trabalhavam para família.

O estrogonofe de camarão é uma receita saborosa e sofisticada, mas se engana quem acha que é de difícil preparo. A seguir, você descobre mais sobre o prato de camarão e aprende como cozinhá-lo do modo mais gostoso!

Estrogonofe de camarão

O que é estrogonofe de camarão?

Estrogonofe de camarão é uma variação do Stroganov (em russo, бефстроганов – befstróganov). O prato, típico da Rússia, é constituído por pedaços salteados de carne servido com creme azedo (ou, como é chamado pelos russos, smetana).

As origens do estrogonofe tradicional remontam ao século dezenove, na Rússia. Desde então, variações, como o estrogonofe de camarão, se tornaram populares ao redor do mundo. Em suma, cada país tem sua própria receita, com versões adaptadas da original.

Origem do estrogonofe

Sem dúvida, a história do estrogonofe tradicional é curiosa. Esse prato tipicamente russo recebeu essa nomeação devido aos membros de uma família influente que atendia pelo sobrenome Stroganov. Embora o prato seja caracteristicamente russo, não é incomum que a invenção da receita seja atribuída aos cozinheiros de origem francesa que trabalhavam como chefs na cozinha da família.

A primeira menção do prato em um livro de receitas aconteceu em uma clássica publicação russa para donas de casa. De fato, essa primeira receita foi chamada de Govjadina Steogonovski. Ou seja, Carne à la Stroganov com adição de mostarda, remontando ao ano de 1871.

A primeira receita registrada em livro envolvia cubos enfarinhados de carne salteada com caldo e mostarda.

Essa mistura era preparada e finalizada com uma quantia pequena de creme de leite, sem nenhuma adição de álcool, cogumelo e cebola – ou camarão, como na versão de estrogonofe de camarão que tratamos aqui.

Estrogonofe de camarão

Popularização do estrogonofe no mundo

A preparação e os ingredientes do estrogonofe variam significativamente de acordo com a geografia, além de outros fatores como, por exemplo, os temperos e a carne selecionada, como é o caso do sofisticado estrogonofe de camarão.

Além disso, a carne escolhida para a receita pode ser cortada em uma variação de maneiras, como em tiras ou cubos. Em suma, algumas das variações mais populares incluem cebolas e cogumelos. Além, claro, de outros temperos e vegetais variados, como pimenta do reino, sal, molhos e até mesmo açúcar.

Algumas das versões mais requintadas, servidas em restaurantes sofisticados, consistem em estrogonofe de camarão ou estrogonofe de filé mignon. No último caso, são servidas tiras da carne com creme de leite, cebola e molho de cogumelo. Em ambos os casos, o prato é acompanhado de macarrão ou arroz.

Em alguns locais, é também comum servir uma versão alternativa do prato, onde o creme de leite é substituído por um cremoso creme de vinho branco. Versões brasileiras, por exemplo, apostam em molho vermelho (geralmente com tomate, extrato de tomate ou ketchup) misturado com colheres de sopa de leite.

Como fazer estrogonofe de camarão?

Se você está se perguntando como fazer estrogonofe de camarão, nós preparamos duas sugestões deliciosas para inspirar você na cozinha! Confira!

Estrogonofe de camarão tradicional

Essa é, sem dúvida, a receita de estrogonofe de camarão de preparo mais tradicional e prático. Afinal, além do ingrediente principal (o fruto do mar), é usado para compor a receita mostarda, tomate picado (sem pele), creme de leite (fresco) e cebola.

Para simplificar, basta adicionar um ingrediente de cada vez à panela. No que diz respeito aos temperos, esses ficam a cargo do sal, da pimenta do reino e da conhecida salsinha (ou cheiro verde, para alguns).

Sem dúvida, além de simples, essa é uma deliciosa receita para servir em reuniões de família, acompanhada do típico arroz branco.

Estrogonofe de camarão com champignon e páprica

Esse prato já é um pouco mais refinado, indicado para jantares românticos ou para aqueles que querem impressionar o paladar. Afinal de contas, além do fruto do mar, a receita leva champignon e páprica no seu preparo.

Essa combinação de champignon com camarão é, sem dúvida, deliciosa e de dar água na boca, sendo uma das versões do prato mais inesquecíveis.

Quanto ao molho do preparo, não se preocupe, pois é super simples. Ele leva os ingredientes comuns, ou seja, ketchup, mostarda e creme de leite. No entanto, para dar um sabor especial e marcante, adiciona-se vinho branco ao molho.

Além disso, no quesito tempero, o sabor especial é protagonizado pelo alho, cebola, manteiga e páprica picante. Sirva com batata palha e arroz branco!

Estrogonofe de camarão simples

Contudo, se você procura uma receita de estrogonofe de camarão simples, nós temos algo para você. Os ingredientes são básicos e o modo de preparo é fácil. Confira a seguir!

  • 1 quilo de camarão congelado, cozido ou não cozido;
  • Creme de cogumelos ou cogumelos;
  • 1/2 xícara de creme de leite;
  • 1/3 xícara de leite;
  • 1/2 colher de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1/2 colher de sopa de cebola picada;
  • Tempero de frutos do mar;
  • 1 colher de chá de sal marinho;
  • 1 colher de chá de pimenta;
  • 1/2 colher de chá de alho em pó.

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio-alto;
  2. Em seguida, tempere o camarão com os temperos, incluindo os temperos próprios para frutos do mar;
  3. Se não forem cozidos, cozinhe o camarão até ficar opaco. Se cozido, aqueça o camarão pré cozido por cerca de cinco minutos;
  4. Coloque as cebolas na panela e baixe o fogo para médio. Em seguida, continue a cozinhar, mexendo sempre para evitar queimar. Continue esse processo por cerca de dois a três minutos, até ficarem opacas;
  5. Adicione o suco de limão, o creme de leite e o leite. Mexa com o camarão até formar um molho homogêneo. Na sequência, deixe a mistura aquecer até começar a ferver;
  6. Adicione os cogumelos ou creme de cogumelos. Mexa novamente e deixe ferver por cerca de cinco a dez minutos;
  7. Retire do fogão e sirva seu estrogonofe de camarão com macarrão ou arroz.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo