O que é estrovenga e qual seu uso no mundo agro

Inicio » Agricultura » O que é estrovenga e qual seu uso no mundo agro
18/03/2019 Por
O que é estrovenga e qual seu uso no mundo agro

A estrovenga é um instrumento muito utilizado na agricultura

O insumo agrícola estrovenga está presente principalmente em agriculturas caseiras ou de pequeno porte.

A estrovenga facilita a manutenção e preservação do plantio ao auxiliar na retirada de pragas.

uso da estrovenga por um agricultor

O que é estrovenga?

A estrovenga é um insumo agrícola o qual tem como objetivo cortar capim, roçar o mato e entre outras atividades. Este instrumento, assim como muitos insumos agrícolas, se assemelha com a foice, devido à estrutura e utilização. Este instrumento possui um longo cabo de madeira e duas lâminas curvadas. A primeira lâmina se assemelha a de uma enxada, e a outra a de um machado.

As lâminas possuem esta curvatura para que seja possível cortar o mato rente à raiz.  Além disso, a estrovenga trabalha de forma paralela ao solo para que o mesmo não seja danificado. A região brasileira em que a estrovenga possui maior utilização é na parte norte do país, como o Nordeste da Bahia por exemplo.

Como usar a estrovenga

O uso da estrovenga se dá pela capinação do plantio. Seu uso é voltado para o controle do capim e do mato. As duas lâminas do instrumento são utilizadas de maneira turva. O objetivo é o de retirar tanto o mato como o capim de forma que sua raiz saia inteira e não danificada.

Ao utilizar este material é importante o uso de luvas de borracha para a proteção do agricultor. Pelo fato de possuir duas lâminas, é necessário precaução.

No ato da retirada do mato, a estrovenga realiza movimentos em “U”, ou seja, ora se corta com um lâmina e ora com o outro lado. Este movimento faz com o que o implemento seja bem utilizado e retire possíveis ervas daninhas da plantação.

Além do uso da estrovenga em ambientes de plantio no interior, este instrumento também é visto nas metrópoles. Alguns exemplos podem ser vistos em parques de preservação ambiental de grandes cidades, tanto para a manutenção como para o melhoramento do solo.

Vantagem da estrovenga

A principal vantagem deste instrumento é a sua facilidade de manuseio e custo benefício. Além disso, é uma ferramenta prática e que proporciona vários benefícios ao solo.

Sua maior utilização é em agriculturas caseiras ou de pequeno porte, pois se classifica como de uso manual. No caso do uso da estrovenga, não há outro método que não seja braçal. Por outro lado, um substituto para este instrumento são as máquinas agrícolas que retiram o mato e capinam de forma automática.

uso da estrovenga para capinar

Uma outra vantagem importante ressaltar é a sua eficiência. Por ser um instrumento manual, cada parcela do plantio recebe uma atenção maior pelo produtor. Por conseguinte, o resultado é significativamente maior do que um feito a partir de máquinas.

O controle de pragas danosos nos matos que crescem entre a plantação é feito direto da raiz, permitindo que fiquem saudáveis por mais tempo. Em suma, a estrovenga é um importante implemento agrícola ao agricultor que deseja manter sua plantação limpa e saudável. Seu uso é de fácil manejo e proporciona bons resultados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo