A evaporação é um fenômeno que altera o estado das moléculas

Inicio » Meio Ambiente » A evaporação é um fenômeno que altera o estado das moléculas
18/03/2019 Por
A evaporação é um fenômeno que altera o estado das moléculas

A evaporação é uma das etapas da transformação física de elementos

As etapas em que a evaporação transita fazem com o que os elementos submetidos a ela mudem de forma.

De modo geral, a evaporação é o nome dado à etapa em que ocorre a mudança de um elemento e seu estado físico para o gasoso.

O que é evaporação?

Em termos físicos, a atividade praticada pela evaporação é nada mais que a conversão de substâncias em seu estado líquido para o gasoso. A evaporação é um caso específico de vaporização, também classificada como processo endotérmico (absorve calor). Contudo, para que comece a ocorrer, não é necessário que se atinja ponto de ebulição.

Este fenômeno acontece a todo o momento em diversas situações do dia a dia. Um exemplo de evaporação é o da roupa secando no varal. A transformação física faz com o que as gotículas de água sejam absorvidas pelo meio e saiam da roupa e portanto, as secando. Outro exemplo é a rapidez com que a água das chuvas pode sumir de uma rua asfaltada, poucos minutos após molhá-la, em um dia quente.

café entrando em processo de evaporação

Como funciona a evaporação?

Este fenômeno ocorre de forma gradual e diferentemente em variadas temperaturas. Portanto, a ideia de que a evaporação apenas ocorra próximo ao estado de ebulição é mentira, afinal, como seria se as roupas do varal só começam a secar ao atingir 100°C?

Entretanto, existem alguns fatores que facilitam este processo, como por exemplo a temperatura, a área em que a substância se apresenta e a pressão que o líquido exerce para que o fenômeno acontece, entre outros.

  • Temperatura

A influência que a temperatura possui no processo de evaporação é grande. Quanto maior for a temperatura, mais rápido será o processo. Um exemplo claro é quando chove e vemos o asfalto molhado, após algumas horas – se o dia estiver quente como em uma chuva de verão – a rua já está seca.  O fenômeno da temperatura age justamente na rapidez com o que as partículas se agitam e como agem no meio.

  • Natureza do líquido

Neste aspecto existem algumas substâncias que possuem maior facilidade em passar pelo processo de evaporação do que outras. Em outras palavras, são classificadas de voláteis devido ao caráter inconstante da forma da substância. Alguns exemplos são: éter, álcool, acetona e água.

roupas no varal em processo de evaporação

Diferença entre evaporação e ebulição

Ambos os fenômenos são responsáveis pela mudança de fase dos elementos do líquido e/ou sólido para o gasoso. Contudo, a maior diferença entre estes processos é a rapidez em que acontecem.

Para que a ebulição aconteça, é necessário que o líquido atinja uma certa temperatura, já no caso da evaporação, seu processo não demanda este tipo de característica. O calor é necessário, no entanto, o processo pode acontecer sem que o ponto de ebulição precise, necessariamente, ser atingido. 

Outra diferença é que, enquanto a ebulição ocorre de maneira rápida, a evaporação é mais gradual, e leva um determinado período de tempo para que se dê por completo. Isso, levando em conta – conforme citado anteriormente – as condições dos elementos e ambientes envolvidos no processo como um todo. 

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo