Agentes exógenos: chuva, vento e clima modificam a geografia da Terra

Inicio » Meio Ambiente » Agentes exógenos: chuva, vento e clima modificam a geografia da Terra
12/03/2019 Por
Agentes exógenos: chuva, vento e clima modificam a geografia da Terra

O planeta passa por mudanças ao longo do tempo, em grande parte, causadas por agentes exógenos

Os agentes exógenos estão intimamente ligados às mudanças que o relevo de determinada região sofre, com o passar dos anos. Estas mudanças podem ser causadas por elementos da natureza que afetam diretamente na geografia de um local.

Também conhecidos por agentes externos, os agentes exógenos são fatores ou fenômenos naturais que atuam sobre a Terra, causando alterações em sua superfície. Além disso, a ação do ser humano também causa mudanças nas paisagens. Sendo assim, o homem e tudo o que ele produz é diretamente afetado por estes agentes.

Exógenos

O que são agentes exógenos?

Agentes exógenos são elementos naturais que causam impactos na superfície da Terra. Os principais fatores que agem sobre a geografia das regiões são a água, o vento e o clima. Sendo assim, podemos entender que nenhuma paisagem é eterna – o mundo está em constante mudança devido aos agentes externos.

Estes elementos vão agindo no decorrer dos anos, desgastando rochas, alterando temperaturas, criando novos relevos, carregando sedimentos e areia para locais onde antes não existiam. A produção agrícola, portanto, também é totalmente dependente e pode ser afetada por fatores exógenos.

É importante reforçar, ainda, que o ser humano também é um grande causador das alterações geográficas. As ações homem, seus acertos e erros, podem causar grandes mudanças na superfície da Terra, prejudicando ecossistemas. Alguns fatores, como a erosão do solo e a mudança do ciclo de rios, podem ser acelerados por causa de ações humanas e causam graves impactos.

Quais os principais elementos externos?

Alguns elementos naturais têm capacidade de modificar paisagens criando, assim, novos relevos e geografias. Também conhecidos por agentes intempéricos e erosivos, vamos listar os principais fenômenos e suas características:

  • Água: o planeta Terra é feito de água. Nos rios, córregos e oceanos, ou até mesmo debaixo da terra. A água é um poderoso elemento exógeno, pois ela pode provocar a erosão. A chuva tem a capacidade de desgastar o solo em determinado local e, ao mesmo tempo, transportar os sedimentos para outra região. No decorrer dos anos, este movimento vai criando uma nova geografia. Os rios, córregos e costas também passam pelo mesmo fenômeno.
  • Vento: é só reparar nas rochas, montanhas e dunas de areia para perceber os efeitos do vento na paisagem. Nos desertos e paisagens com dunas, o vento constrói e destrói montanhas, transportando as partículas de areia de um lado para o outro. A força e ação do vento também afetam as formações rochosas, e isso pode ser visto em pedras que tomam formatos diferentes: às vezes apresentam perfurações, em outras são pontiagudas e com formatos.
  • Clima: a alteração de temperaturas, com o passar dos anos, também pode criar mudanças nas paisagens. O clima pode agir criando alterações químicas nos elementos. Vejamos o exemplo das rochas: com as alternações de temperatura, os elementos da pedra podem sofrer dilatação e retração, o que causam a quebra de suas partículas.

Exógenos

Entenda melhor: agentes exógenos e endógenos

Como já vimos, os agentes exógenos são aqueles fenômenos naturais externos, que agem sobre a superfície terrestre. Já os agentes endógenos são os agentes internos, é a energia do interior do planeta que causa modificações. Fenômenos impulsionados pela própria Terra, como vulcões, terremotos, movimento das placas tectônicas.

Os agentes, portanto, podem agir de forma conjunta na geografia do planeta. A água e os ventos modificam as paisagens, da mesma forma que um terremoto pode criar novas formações montanhosas ou crateras. Sendo assim, agentes exógenos e endógenos são parceiros na construção da Terra.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo