Exportações brasileiras têm grande influência no agronegócio mundial

Inicio » Agronegócio » Exportações brasileiras têm grande influência no agronegócio mundial
05/02/2019 Por
Exportações brasileiras têm grande influência no agronegócio mundial

Como as exportações brasileiras causam impactos aos outros países

As exportações brasileiras, atualmente, geram lucros anuais superiores a 190 bilhões de dólares; posicionando o país na 24ª colocação entre as maiores economias mundiais. E isso sem contar os cerca de 140 bilhões movimentados em importações. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, o saldo positivo de 2018 foi de cerca de 50 bilhões de dólares.

As exportações brasileiras apresentam influentes resultados para o mercado externo. As mais lucrativas ao país, atualmente, têm sido de soja em grão e minério de ferro, de acordo com a OEC – Observatório da Complexidade Econômica.

Soja: produto de grande influência em exportações brasileiras.

Exportação é o envio de produtos produzidos localmente para venda, doações ou consumo de outros países. As exportações brasileiras são voltadas principalmente à China, aos Estados Unidos, Argentina, Holanda e Alemanha.

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, os principais produtos de exportação do Brasil são:

  • Soja;
  • Minério de ferro;
  • Petróleo;
  • Açúcar de cana;
  • Carne de frango;
  • Café;
  • Carne bovina.

De janeiro a agosto de 2018, a exportação de soja do Brasil para a China rendeu mais de 50 milhões de toneladas, segundo o Ministério da Agricultura. Essa estatística representa um lucro positivo superior a 25 bilhões de dólares para os países.

Dessa forma, em 2018 o setor da agricultura brasileira alcançou sua maior taxa de exportações de soja em grão. Batendo um recorde de 84 milhões de toneladas, o país teve um crescimento de 23% comparado ao ano de 2017.

Além disso, a quantidade de exportação de carne bovina para a China e Hong Kong teve um crescimento de 20% em agosto. Com mais de 144 mil toneladas investidas, o Brasil apresentou um aumento lucrativo de 13% desde janeiro, chegando a 590 milhões de dólares.

O Brasil comanda o mercado de exportação de carnes bovinas. Depois dele, os maiores exportadores de carne bovina são Índia – segundo maior exportador; e Austrália, que apresenta alta participação no mercado mundial. Entretanto, os Estados Unidos (na 4ª colocação do ranking) possuem um faturamento equivalente a 6,2 bilhões de dólares, enquanto o Brasil mantém 5,1.

Brasil é o maior exportador de café

Grandes colheitas impulsionaram a exportação do café, mantendo o Brasil como o líder no ranking de maior exportador mundial. Levando em conta a junção do café verde, solúvel e moído, é possível chegar em 3,4 milhões de sacas de café utilizadas para exportação. Assim, apresenta-se um crescimento de 30% comparada às exportações de 2017.

Estados Unidos, Alemanha e Itália são os principais países que usufruem da exportação do café brasileiro. O estado brasileiro de maior produção de café é Minas Gerais, com uma produtividade de 43% em meio outros estados. Em seguida, Espírito Santo segue com uma porcentagem de 17% equivalente a produção de café robusta; São Paulo, 16% e Paraná, 7% do café nacional.

Dessa forma, a produção do café brasileiro encontra-se com uma porcentagem de 83%. O cultivo do café deve ser adaptado de acordo com a temperatura do ambiente, solo e campo. Por isso, estados como Bahia e Rondônia estão apresentando um crescimento em sua produção de café.

Exportações brasileiras de café tem a liderança mundial no setor

A balança comercial visa demonstrar o crescimento das exportações brasileiras com o decorrer dos anos e de técnicas criadas para aprimorar o cultivo de grãos, manejo de animais e o cuidado de todos os produtos influentes para os lucros tanto de países exportadores, quanto importadores.

As exportações brasileiras ocupam lugar de destaque entre as de maior influência mundial . Além disso, Estados Unidos, China, Alemanha, Argentina e Coréia do Sul são os principais países coniventes com a importação do Brasil – ajudando para que o mercado siga na liderança e com grande desenvolvimento.

Agro20 | Portal Vida No Campo