Fardo: conheça os seus diferentes tipos e formas de uso

Inicio » Agricultura » Fardo: conheça os seus diferentes tipos e formas de uso
13/03/2019 Por
Fardo: conheça os seus diferentes tipos e formas de uso

Popularizado nas fazendas, o fardo já faz parte de toda a indústria alimentícia

O fardo é muito popular nas fazendas brasileiras. Sua utilidade é de extrema eficiência em trabalhos que precisam de determinados cuidados no manejo dos bovinos e equinos.

Inicialmente, o fardo ganhou notoriedade na época do velho oeste. Já que, naquele tempo, o principal meio de locomoção era por meio dos equinos; seja montado nos animais ou por meio de charrete – espécie de carroça que o cavalo puxava.

Fardo sendo feito no campo

O que é fardo?

Fardo é uma espécie de bloco que tem por finalidade a decoração ou ajudar no desenvolvimento animal, seja na produção ou no crescimento. Na produção animal, o uso do artefato é interessante por manter ou impulsionar sua saúde e vida. Em época onde a seca prevalece, o campo todo fica sem nutrientes para os bichos. Dessa maneira, o bloco vem para suprir essa necessidade, de modo que os capins sejam recolhidos no período em que as propriedades alimentícias estão fartas.

Após a colheita do capim, ele é transformado em fardo, para que futuramente seja utilizado para alimentar os animais e não prejudicar a produção deles.

O crescimento do animal também está correlacionado ao fardo. Os nutrientes ajudam em seu desenvolvimento nos primeiros meses de vida. Além disso, por serem sensíveis ao frio, o fardo também serve como uma espécie de colchão, aquecendo os bichos.

Outra forma de aquecê-los é criar paredes de fardo onde ficam alojados. Desse jeito, o animal não terá problemas com o frio.

Tipos de fardo

Além do seu uso no meio rural, o fardo também têm ótima função na indústria alimentícia. Pois, além de compactar o capim, ele também pode ajudar na praticidade para juntar alimentos, de modo que facilite o seu transporte.

Principais fardos de alimentos:

  • Refrigerante: O refrigerante é um dos produtos populares que são comercializados em fardo. Por conta da alta quantidade, juntá-los pode ser a melhor opção na hora do transporte. Entretanto, ele também é muito comprado dessa forma, mesmo pelo consumidor final.
  • Arroz: Geralmente, alimentos que pesam aproximadamente 1kg são postos em fardos para uma melhor locomoção. No entanto, o mais comum é que a sua compra seja feita em unidades, e não no modelo de fardo. Isso porque o tempo para que as famílias consumam uma unidade do produto não costuma ser tão rápido.
  • Açúcar: Utilizado em boa parte dos alimentos, a velocidade na qual se gasta açúcar é relativamente rápida. Por isso, o produto também costuma ser vendido em grandes quantidades, garantindo o abastecimento de redes que o comercializam.

Fardo enrolado no campo

Outros tipos, como o fardo de feijão, o fardo de trigo e o fardo de café são muito populares na indústria alimentícia. O setor atacadista, por exemplo, utiliza muito da técnica para vender produtos em maior quantidade.

Em todo o mundo, é importante entender que o fardo é importante para a saúde do animal (em função da manutenção do seu bem-estar) e de todo o setor alimentício. Mesmo com a popularização do fardo de feno, promovida pelos filmes de faroeste e o cinema norte-americano, existem outros tipos também importantes – dentro da necessidade de cada produtor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo