Fiagro: Uma nova forma de investir no agronegócio

Inicio » Agronegócio » Fiagro: Uma nova forma de investir no agronegócio
18/05/2022 Por
Fiagro: Uma nova forma de investir no agronegócio

O mercado financeiro é conhecido por ser um dos principais lugares que empresas buscam para buscar crédito para empresas.

No entanto, apesar do agronegócio ser um dos maiores setores do brasil, não existiam tantas maneiras da pessoa fisica emprestar dinheiro para esse segmento da economia. Até a criação dos Fiagros no final de 2021.

O que é Fiagro?

Fiagro é um tipo de investimento que capta recursos para aplicar em diversos tipos diferentes de ativos do agronegócio.

Você pode adquirir um fiagro através do home broker da sua corretora de preferência.

Tipos de Fiagro

Existem 3 tipos principais de Fiagro, sendo eles:

1 – Fiagro de Direitos créditórios

Nos fiagros de direitos creditórios o principal objetivo do fundo é investir em títulos atrelados ao agronegócio.

2 – Fiagros Imobiliários

Nos fiagros imobiliários o intuito é construir ou comprar terras agrícolas com o objetivo de lucrar com o cultivo em seus plantios.

3 – Fiagro participações

Para as participações, a ideia é obter participação em empresas agrícolas.

Dividendos do Fiagro

Semelhante aos fundos imobiliários, os fiagros distribuem dividendos mensais que nesse quesito, podem ser uma ótima fonte de renda extra para o investidor focado em dividendos. Dependendo do risco de crédito dos ativos presentes no fundo, é possível inclusive receber dividendos maiores que os principais fundos imobiliários negociados na bolsa de valores brasleira.

Vale a pena investir em Fiagro?

Essa é uma modalidade nova de investimento e por isso a indústria é pouca madura ainda. Por isso, o investidor que tenha interesse nessa nova modalidade deve ter muito cuidado na hora de analisar e estar atento aos novos prospectos de cada um dos fundos.

Também é importante realizar uma análise bem criteriosa de crédito a fim de entender o risco possível de inadimplência dos devedores, que vão impactar diretamente na performance do fundo.

Além disso, é recomendado que o potencial investidor analise diversos indicadores do Fiagro, que podem ser encontrados em um site de indicadores fundamentalistas como o fiagro.com.br.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo