A forquilha e o seu uso voltado para agricultura e jardinagem

Inicio » Agricultura » A forquilha e o seu uso voltado para agricultura e jardinagem
12/02/2019 Por
A forquilha e o seu uso voltado para agricultura e jardinagem

A forquilha e o auxílio que proporciona nas atividades agrícolas

A forquilha é amplamente utilizada para auxiliar no preparo correto para o cultivo. Isso porque as atividades da agricultura e da jardinagem envolvem manutenção adequada – e a ferramenta pode ser útil nesse aspecto.

Assim, a forquilha é multifuncional para a manutenção e cuidado dos cultivos. Preparar o solo, nivelar a terra e recolher as folhas antigas e secas são algumas das atribuições dadas a esta ferramenta.

Forquilha: ferramenta agrícola

O que é forquilha?

Forquilha – ou forcado – consiste em uma ferramenta utilizada nas atividades agrícolas e de jardinagem para juntar e remover folhas, resíduos e gravetos. Suas características físicas são semelhantes a um garfo, devido ao cabo longo de madeira e aos 2 a 4 dentes de metais compridos.

A forquilha é das ferramentas agrícolas mais utilizadas nas plantações, manejo de alimentos e cultivo, principalmente de milho, soja, hortaliças, feijão, grão-de-bico, etc. Além disso, é encontrada tanto nas práticas da agricultura de subsistência quanto na larga escala.

Tipos de ferramentas

Além da forquilha, agricultores e jardineiros utilizam outras ferramentas que auxiliam no manejo e cuidado das plantações. Tratar a terra e podar são importantes passos para a conservação da vegetação. Além disso, tanto a forquilha quanto os outros materiais utilizados podem auxiliar no controle do tamanho dos arbustos, na remoção das folhas secas e antigas, que podem acabar impactando no desenvolvimento, crescimento e aparência das plantações e dos jardins.

Os principais tipos de ferramentas agrícolas utilizadas são:

  • Sacho: usada para fazer escavação e revirar a terra. Além disso, também pode ser usada para cavar e abrir covas e valetas e na remoção de profundas raízes.
  • Rastelo: utilizada para limpeza e nivelamento do solo.
  • Pequena pá: utilizada no plantio de mudas em canteiros, vasos ou locais pequenos.
  • Serrote: utilizada para cortar arbustos e galhos.
  • Tesoura: utilizada para cortar finos galhos e fazer o colhimento de pequenas flores.
  • Aparador de grama: utilizado para fazer a manutenção e aparagem das gramas.
  • Luvas: utilizada para proteger as mãos de possíveis cortes e acidentes com espinhos, por exemplo.
  • Carrinho de mão: utilizado para fazer o transporte de terras, mudas e adubos, além de também ser possível para carga de outras ferramentas.
  • Pulverizador: utilizada como spray para borrifar inseticidas ou fertilizantes nas plantações e cultivos.

Além dessas, regadores, mangueiras e escavadores também são utilizadas para a manutenção e cuidados voltados para a jardinagem e agricultura. No entanto, o uso da forquilha também é direcionado sobre o local destinado a cultura e ao plantio, além dos tipos de plantas presentes no espaço.

Curiosidades sobre a forquilha

Forquilha: ferramenta utilização nas plantações

Além da utilização na agricultura e na jardinagem, a forquilha também é utilizada para rastrear água subterrânea. Assim como aparece em muitos desenhos animados, a radiestesia é uma técnica simples. Ela consiste em segurar a forquilha com a palma voltada para cima com o intuito de encontrar a água.

Caso a ponta da forquilha movimente-se, significa que há água percorrendo abaixo do solo em que a pessoa encontra-se. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Radiestesia (Abrad), reforça que isso ocorre devido a água presente debaixo do solo gerar radiações que sensibilizam o corpo. Esses impulsos involuntários são perceptíveis pelos movimentos da ferramenta.

Agro20 | Portal Vida No Campo