Fraldinha: saiba mais sobre este corte bovino no mercado consumidor

Inicio » Pecuária » Fraldinha: saiba mais sobre este corte bovino no mercado consumidor
26/02/2019 Por
Fraldinha: saiba mais sobre este corte bovino no mercado consumidor

A fraldinha é um ótimo corte para quem procura ingressar no mercado da carne

O corte bovino fraldinha é um dos mais populares no Brasil e muito explorado na culinária nacional.

A peça fraldinha, além de trazer muitos benefícios ao produtor, também é uma ótima opção à saúde, segundo nutricionistas.

Corte fraldinha

Características da fraldinha

A fraldinha é bastante apreciada pelos amantes de carne vermelha, e também chamada de bife vazio ou simplesmente vazio. Este corte bovino é localizado na parte traseira do boi, perto das costelas. Advindo do “fraldão” do boi, representa cerca de 2,60% da carne do bovino.

É uma carne de característica magra, ou seja, seu teor de gordura é baixo e tem altos índices de proteínas (41%) e ferro (19%). Seu peso médio comercializado é de até 3 kg, e está entre os cortes de gado mais procurados no açougue brasileiros.

Na culinária é utilizado de diversas maneiras: assado, grelhado e, principalmente, no churrasco. Também faz sucesso no preparo de receitas cozidas, como de carne moída e caldos. No churrasco, é geralmente acompanhada do pão francês com um molho vinagrete bem incrementado.

Vantagens da fraldinha

Além de ser uma carne magra e rica em nutrientes, é a segunda carne mais vendida para o consumo em churrasco. Antes de receber este título, era conhecida como uma carne de contrapeso – ou seja, uma mercadoria acrescentada apenas para atingir o peso desejado pelo consumidor.

Seu preparo é muito simples e a carne é muito suculenta, pois possui fibras finas. Contudo, por ter um baixo teor de gordura, o tempo de maturação e a temperatura são dois elementos que o consumidor deve se atentar para otimizar o aproveitamento.

Por estes motivos, as vantagens em ingressar na produção e na venda do gado destinado ao mercado de corte pode ser lucrativo.

Mercado da fraldinha

Assim como no caso de muitos cortes bovinos brasileiros, a fraldinha é uma peça forte na exportação. No exterior, em especial nos Estados Unidos, é chamada de flank steak.

Ela está entre os tipos de cortes bovinos que ganha força no mercado das carnes finas em ascensão no país. Isso porque é conhecida por sua suculência, seu fácil manejo e simplicidade no preparo. Sem contar o fato de que possui teor de gordura, sendo mais indicada em uma dieta saudável.

Gado bovino destinado ao corte fraldinha

O mercado da fraldinha é muito vantajoso, e tanto sua qualidade quanto o modo de exploração do gado pelos pecuaristas brasileiros são reconhecidos mundialmente. O maior parceiro comercial do país neste mercado são os Estados Unidos.

Cada vez mais os clientes fãs do corte passam a acompanhar de perto a criação do gado nas fazendas. O objetivo é evitar o manejo incorreto dos animais e, assim, adquirir uma carne de maciez garantida.

Os cuidados que o pecuarista deve ter com o gado vão dos mais simples até técnicas que exigem grandes  investimentos para garantir uma boa produção de fraldinha. Portanto, ter um manejo correto com o gado no quesito alimentação e saúde são tópicos importantes e relevantes.

Agro20 | Portal Vida No Campo