As frutas do Cerrado esbanjam nutrientes e são perfeitas para enriquecer o cardápio diário
Não é preciso muito: basta misturar um clima tropical sazonal e um solo heterogêneo. Essa é a fórmula perfeita para ver brotar árvores com frutos incríveis, que produzem as mais deliciosas frutas do Cerrado.
As frutas do Cerrado são saborosas e supernutritivas. E a melhor notícia é que elas estão bem aqui, no “nosso quintal”. A biodiversidade é grande e merece ser destacada para ser amplamente conhecida.
O que são frutas do Cerrado?
Frutas do Cerrado são aquelas cultivadas no Planalto Central. Embora sejam pouco conhecidas no país, essas espécies possuem sabores exóticos e deliciosos. Em contrapartida, seus nutrientes revelam que são alimentos extremamente benéficos e ideais para consumo diário.
O cultivo das frutas nativas do Cerrado brasileiro
Com uma grande biodiversidade toda disponível, as populações desse bioma possuem a prática do uso amplo dos recursos vegetais.
Dentre os frutos identificados com determinado potencial para utilização, destacam-se aqueles que ofertam uma maior variedade de frutas comestíveis.
Essas frutas possuem muitas formas diferentes, assim como cores e sabores atrativos, sem contar com a excelente qualidade. Contudo, tanto os frutos quanto outros produtos advindos do Cerrado se originam, em boa parte, do extrativismo.
Assim, é de extrema importância a divulgação das práticas para um manejo sustentável de todas as espécies frutíferas. Dessa forma, não haverá a exaustão do recurso natural da região.
Algumas preciosidades da região
O Cerrado é extremamente rico em variados tipos de frutas. Com sabores exóticos, como dito antes, são pouco conhecidos por grande parte da população do Brasil.
Com boas quantidades de minerais e vitaminas, essas espécies são utilizadas nos muitos pratos regionais, bem como receitas medicinais. Entre os muitos nomes de frutas do Cerrado, podemos citar as seguintes:
- pera do campo
- mama cadela
- cagaita
- araticum
- baru
- bacupari
- murici
- cereja do Cerrado
- melancia do Cerrado
Mas, além das citadas, as seguintes frutas também fazem parte do grupo proveniente da região e são um pouco mais conhecidas do público brasileiro em geral.
Pequi
Seu nome vem do Tupi e quer dizer “pele espinhenta”. O tamanho é aproximado ao de uma maçã. Tendo a casca verde, seu caroço é revestido com uma polpa amarela, bem como macia e comestível.
Debaixo dessa polpa existe um caroço com filetes de espinhos bem finos. É por conta disso que é preciso ter bastante cuidado ao comer o fruto cozido.
Utilizado em vários na culinária regional, como benefício, o pequi oferece boas doses de carotenoides, vitamina A e E.
Mangaba
Também conhecida como mangabeira, além de ser uma das mais gostosas frutas do Cerrado, também é encontrada no litoral nordestino. O fruto é relativamente pequeno, mas se parece com uma pera por conta do formato.
A polpa é suculenta, branca e cremosa. A textura é ligeiramente leitosa e, o sabor, ácido – características que originaram o nome de significado “coisa boa para comer”.
A mangaba se mostra mais rica em vitamina C do que diversos outros frutos ácidos. O teor de proteína também é significativo, uma vez variando entre 1,3 até 3%. É utilizada em:
- Compotas;
- Geleias;
- Licores;
- Sorvete;
- Vinhos;
- In natura.
Buriti
Miriti ou buriti é uma fruta de colheita durante todo o ano, mas em especial no mês de abril até agosto.
Sua produção é intensa: são aproximadamente de 5 até 7 cachos anuais, mas cada um deles com quase 500 frutos.
A polpa dessa espécie possui cor alaranjada, assim como é bastante saborosa. Além disso, em determinadas unidades, quase não se encontram caroços. Sua utilização se dá em forma de:
- Palmitos comestíveis;
- Óleo para fritura;
- Polpa fermentada para vinho;
- Fabricação de doces;
- Fabricação de picolés.
Gostou de conhecer mais sobre as frutas do Cerrado? Procure na sua cidade e, tendo a oportunidade, experimente!